Disputa

RADIOGRAFIA DA POLÍTICA – Em Cazajeiras, três forças tradicionais vão protagonizar uma disputa acirrada por votos com o fenômeno Gobira; por Felipe Nunes

Cajazeiras é um município paraibano conhecido por suas peculiaridades políticas. A cidade tem a tradição de eleger profissionais da medicina para o comando da prefeitura e atualmente é administrada pelo quarto médico eleito desde os anos 2000, José Aldemir (Progressistas).

Cajazeiras é um município paraibano conhecido por suas peculiaridades políticas. A cidade tem a tradição de eleger profissionais da medicina para o comando da prefeitura e atualmente é administrada pelo quarto médico eleito desde os anos 2000, José Aldemir (Progressistas). Historicamente dominada por oligarquias, a cidade divide-se hoje em três correntes que disputam a hegemonia política na região.

O atual gestor foi eleito em 2016 com 49,73% dos votos contra a então candidata do PSB, Denise Albuquerque, que ficou com 46,50% da votação válida. Ele já foi deputado federal uma vez e exerceu o cargo de deputado estadual por sete mandatos.

A Câmara Municipal é composta por 15 vereadores. Desses, cinco deles apoiam o atual prefeito e os demais se dividem entre as forças de oposição, representadas atualmente pelo ex-prefeito da cidade e também médico, Carlos Antônio (DEM), que esteve à frente da prefeitura entre os anos de 2001 e 2008, e pelo deputado estadual Jeová Campos (PT).

José Aldemir é ligado ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro, a quem deve apoiar na eleição desse ano. O prefeito também manifestou seu apoio aos senadores Cássio Cunha Lima e Raimundo Lira, mas ainda restam dúvidas quanto ao posicionamento dele a respeito dos pré-candidatos ao Governo do Estado. Tudo depende dos movimentos de Aguinaldo Ribeiro, que pode compor inclusive com o projeto do PSB, do governador Ricardo Coutinho.

Aldemir deverá apresentar sua esposa, a médica Paula Francinete, como a candidata do seu grupo político para ocupar uma vaga na ALPB.

Do outro lado, está o deputado estadual Jeová Campos (PSB). Ele vai concorrer mais uma vez à Assembleia Legislativa da Paraíba e deverá apoiar o nome de Gervásio Maia (PSB) para a Câmara Federal. Também já está certo o apoio dele às pre-candidaturas de João Azevedo para o Governo do Estado e de Veneziano para o Senado.

Já o ex-prefeito Carlos Antônio (DEM) aposta na pré-candidatura de Junior Araújo (Avante) para uma vaga de deputado estadual. Ele também vai apoiar João Azevedo (PSB) para a disputa governamental, mas não definiu ainda com quem deverá seguir na disputa para a Câmara Federal.

Além dessas forças, a cidade experimenta desde 2014 a ascenção do nome de Gobira, fenômeno de votos, que quase foi eleito para o cargo de deputado federal na época. Ele deverá ser pré-candidato novamente na eleição desse ano e é uma força que não pode ser desprezada nem diminuída pelos seus concorrentes, pois pode surpreender.

Assim como em outros contextos, a indefinição do Progressistas a nível estadual respinga na política de Cajazeiras. A grande pergunta feita na cidade é: se o grupo de Aguinaldo Ribeiro optar pelo projeto liderado pelo governador Ricardo Coutinho, como ficará a situação de José Aldemir e de seu grupo em Cajazeiras? Os palanques poderão sofrer uma reviravolta antes mesmo de serem armados. É uma questão que só o tempo poderá responder.

Dados

Cajazeiras fica a 468 Km da capital, João Pessoa. De acordo com o IBGE, a cidade possui cerca de 62 mil habitantes e 45 mil eleitores, tendo o artesanato como uma de suas expressões culturais. Na cidade está um dos principais teatros da Paraíba, o Íracles Pires. Cajazeiras também é conhecida como “a cidade que ensinou a Paraíba a ler”,  e tem historicamente uma forte influência na política e na comunicação do estado.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba