pré-campanha

PT vai decidir entre Haddad e Amorim para ocupar vaga de vice de Lula

Favorito neste momento para substituir Lula na cabeça de chapa se a Justiça Eleitoral confirmar a impugnação do petista, Haddad já está rondando o país


A senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, discute hoje com governadores do PT a nomeação do candidato a vice-presidente para compor a chapa com Lula. A ideia de Gleisi – que materializa o planejamento de Lula – é que o vice percorra o país falando em nome de Lula.

Com isso, o PT pretende sepultar as especulações sobre Ciro Gomes ou sobre qualquer outro plano B. A reunião foi convocada por Gleisi logo ap´s o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) declarar que a adesão a Ciro poderia ser uma opção para o partido.

Caso a proposta seja aceita, caberia a Lula escolher o seu vice. Os cotados para o posto são o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o ex-ministro Celso Amorim.

Favorito neste momento para substituir Lula na cabeça de chapa se a Justiça Eleitoral confirmar a impugnação do petista, Haddad já está rondando o país. Na sexta-feira, esteve no Acre. Nesta semana irá ao Recife, onde se encontrará com governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e à Paraíba, para falar com Ricardo Coutinho (PSB). Também está prevista uma visita ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

O objetivo oficial das conversas é buscar programas implantados nesses estados que possam ser replicados a nível nacional. Mas Haddad, que é coordenador do programa de governo de Lula, também tem sido um dos encarregados pelo ex-presidente para manter o diálogo com políticos de partidos que possam se tornar aliados. O PT ainda tenta viabilizar uma aliança com o PSB.

Fonte: Brasil 247
Créditos: Brasil 247