Eleições 2022

PT busca reeditar 2003 e pensa em político para ser Ministro da Economia no Governo Lula

A informação tem circulado entre empresários e integrantes do mercado financeiro que se encontraram com emissários do partido nas últimas semanas em São Paulo. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que Lula "não tem compromisso de botar um economista" para comandar a Economia caso seja eleito em outubro e confirmou a ideia que circula sobre o político.

 

Em encontro com empresários, integrantes do PT dizem que o ministro da Economia em caso de vitória do ex-presidente Lula será um político. A ideia reedita fórmula de 2003, quando o partido indicou Antonio Palocci, um médico que havia sido prefeito de uma cidade no interior de São Paulo, para comandar a pasta da Fazenda.

A informação tem circulado entre empresários e integrantes do mercado financeiro que se encontraram com emissários do partido nas últimas semanas em São Paulo. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que Lula “não tem compromisso de botar um economista” para comandar a Economia caso seja eleito em outubro e confirmou a ideia que circula sobre o político.

“O Lula já falou que pode ser um político. Ele não tem compromisso de botar um economista, pode ser um político, mas ele é quem vai decidir, nada definido ainda: ele sabe o que fazer na economia, não é Bolsonaro – mas falar em nomes, isso é especulação, não tem nada disso”, disse Gleisi.

O partido ainda não definiu um nome preferencial, mas empresários têm ouvido de petistas os nomes de ex-governadores, entre os quais Camilo Santana (Ceará), Flávio Dino (Maranhão) Jaques Wagner (Bahia) e Wellington Dias (Piauí), que também tem participado de encontros com empresários. O nome do ex-senador Jorge Viana (AC) também é citado.

Wellington Dias disse que ainda não há tratativas de composição de governo e que a campanha vai começar a montar grupos de trabalho para discutir temas por setor, como a economia. Questionado se ele tem vontade de ser ministro da Economia, brincou: “Eu sou católico, acho mais tranquilo ser ministro da eucaristia – mas, falando sério, ainda não discutimos nomes nem composição de governo”.

Empresários reclamam, ao mesmo tempo, da falta de um interlocutor fixo do partido. Lula tem evitado encontros sobre economia, e o PT envia para esses eventos diferentes nomes, como Dias, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e o economista Gabriel Galípolo. Além deles, outras vozes são consideradas referências na discussão econômica como o ex-ministro Aloizio Mercadante, o economista e professor Márcio Pochmann e o pré-candidato em São Paulo, Fernando Haddad.

A falta de um interlocutor fixo faz parte da estratégia de Lula, que tem dito que o seu maior cartão de visitas no que diz respeito à economia são as suas duas gestões – numa tentativa de descolar esse período da gestão Dilma, especificamente o final do primeiro e começo do segundo mandato, quando começa o período de retração econômica no país.

Em um almoço na segunda-feira (18) com empresários, organizado pelo Grupo Esfera, em São Paulo, Mantega negou que, em caso de vitória, Lula faria um governo “socialista”. Segundo empresários, ele disse que o PT fará um “governo de centro” e aposta na criação de um programa de investimentos públicos, na ampliação do Bolsa Família – programa substituído, na gestão Bolsonaro, pelo Auxílio Brasil – e em mudança de pontos da reforma trabalhista, embora tenha defendido mudança na legislação atual, que é dos anos 40.

Mantega disse aos empresários que o partido é contra a privatização da Eletrobras, assim como as da Caixa, do Banco do Brasil e da Petrobras, mas que isso não significaria que Lula seria “estatizante”. Sobre o preço dos combustíveis, chegou a defender um fundo de compensação para evitar flutuações muito bruscas, modelo que é defendido também pelo atual ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

O ex-ministro da Fazenda também disse que o partido defende um imposto sobre grandes fortunas e a reforma do imposto de renda, já que a tributação no Brasil, disse, é regressiva e portanto injusta. Fez ainda críticas ao teto de gastos – considerado ineficiente por integrantes do partido porque não abre espaço para investimento público.

Mantega também afirmou que o atual presidente do Banco Central é melhor que o responsável pelo órgão no governo do PT, que foi Henrique Meirelles, ex-secretário de Fazenda de João Doria. Segundo ele, Campos Neto fez uma política anti-cíclica. Gleisi disse, recentemente, em conversa com empresários, que em caso de vitória ele será mantido no cargo. Ela disse que o PT cumprirá a legislação, que agora deu um mandato fixo ao presidente do BC até dezembro 2024.

Fonte: G1
Créditos: Polêmica Paraíba