PSDB lança nota de repúdio à condenação de líder opositor na Venezuela

O líder opositor venezuelano Leopoldo López foi condenado na noite desta quinta-feira (10) a 13 anos e 9 meses de prisão por promover a violência nos protestos contra o governo do presidente Nicolás Maduro,

DSC_34291-600x398-600x320

 

O líder opositor venezuelano Leopoldo López foi condenado na noite desta quinta-feira (10) a 13 anos e 9 meses de prisão por promover a violência nos protestos contra o governo do presidente Nicolás Maduro, em 2014, informou seu advogado, Roberto Marrero.

“A juíza (Susana) Barreiros condenou Leopoldo a 13 anos, 9 meses e 7 dias. Local da reclusão Ramo Verde”, informou o advogado no Twitter, em referência à prisão militar onde López permanece detido desde 18 de fevereiro de 2014.

Ao se dirigir ao juri, antes de ouvir o veredito, López disse à juíza que “se a sentença for condenatória você terá mais medo de pronunciá-la do que eu de escutá-la porque sabe que sou inocente”.

Em nota oficial o PSDB lançou uma nota de repúdio à condenação do líder, confira na íntegra.

 

O PSDB repudia a sentença contra o líder opositor venezuelano Leopoldo López, condenado a 13 anos, 9 meses, 7 dias e 12 horas por suposta incitação à violência.

Recentemente, missão oficial de senadores brasileiros, que integramos ao lado do senador Aloysio Nunes e outros líderes da oposição, foi impedida de visitar Leopoldo López, numa atitude inaceitável de hostilidade contra o Parlamento brasileiro.

A sentença, proferida por um judiciário sabidamente submisso aos desígnios do governo Nicolas Maduro, torna cada vez mais distante a perspectiva de que as eleições legislativas, marcadas para dezembro próximo, venham a ocorrer dentro de um ambiente institucional democrático.

É inaceitável que o governo brasileiro se mantenha indiferente à situação da Venezuela e de López.

O Protocolo de Ushuaia do Mercosul e a Carta Democrática da OEA estabelecem procedimentos e penalidades contra governos que enveredam pela senda do desrespeito aos princípios democrático e aos direitos humanos. E é isso que vem claramente ocorrendo na Venezuela.

O PSDB se solidariza com a esposa de Leopoldo, Lilian, sua mãe Antonieta e com todos aqueles que lutam por uma Venezuela democrática e próspera.

Senador Aécio Neves
Presidente Nacional do PSDB