Prevenção e Combate ao Covid-19

Projeto do deputado João Henrique que cria Centro de Testagem para a Prevenção e Combate ao Coronavírus é aprovado pela ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, em sessão remota realizada nesta quarta-feira (8), o Projeto do deputado estadual João Henrique (PSDB) que tem a finalidade de criar o Centro de Testagem para a Prevenção e Combate ao Covid-19 na Rede Pública hospitalar do estado da Paraíba.

Com o avanço do novo coronavírus no país, autoridades de saúde entraram em alerta sobre o risco de altos índices de transmissões da doença no Brasil. De acordo com o deputado, o Centro de Testagem vai agilizar os exames e salvar vidas na Paraíba.

O Projeto indica que o Centro deve possuir leitos hospitalares, inclusive de UTI, centros de coletas e exames de sangue ou outros fluídos corporais, com resultado previsto em até 48 horas, centros de seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos, profissionais de saúde realizando a seleção e tratamento de pacientes que realmente possuem o Covid-19, Se o Centro de Testagem for criado numa Unidade Hospitalar já existente, sua estrutura será completamente isolada dos demais pacientes e profissionais, a quantidade de leitos disponíveis terá que ser determinada, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O deputado João Henrique informou que este tipo de equipamento já está sendo adotado no estado do Maranhão, sendo o primeiro do país feito exclusivamente para este fim. O procedimento é bem simples: o enfermeiro colhe a amostra de secreção nas narinas e de saliva na boca dos pacientes. É como se fosse um consultório médico, o paciente entra por um setor isolado, faz os exames e vai pra casa, sem ter contato com nenhum outro paciente da rede pública de saúde.

“No sentido de evitar, reverter ou minimizar esse quadro alarmante de pandemia mundial, que já fez vítimas na Paraíba e a cada dia os números de casos confirmados só aumentam, este projeto irá agilizar a realização dos exames. Agradeço aos demais deputados pela aprovação e aguardamos agora que seja sancionado pelo Governador do Estado”, afirmou o deputado João Henrique.

Fonte: Portal do Litoral PB
Créditos: Polêmica Paraíba