assistência social

Projeto da deputada Edna Henrique institui a Semana PROERD para prevenção às drogas nas escolas

O PROERD busca orientar as crianças e adolescentes sobre os males causados pelo uso de drogas

Reconhecendo a importância da atuação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) nas unidades de ensino de todo país, a deputada federal Edna Henrique (PSDB-PB) apresentou um Projeto de Lei na Câmara Federal que institui a semana de prevenção ao uso de drogas e redução da violência no ambiente escolar e na sociedade.

Edna Henrique explicou que o objetivo é reconhecer os vários e relevantes serviços prestados pelo programa, tendo em vista sua participação na assistência social, cidadania e educação às crianças e adolescentes.

“Esse programa é uma vacina poderosa contra a criminalidade. O Proerd ensina a criança a dizer não, a fazer suas escolhas, a se portar no mundo fora, a se desviar de ciladas, e isso é essencial na fase de desenvolvimento da criança”, disse.

A parlamentar afirmou que a violência nas escolas tem sido fonte de preocupação das diferentes esferas sociais e pretende realizar uma sessão conjunta na Assembleia Legislativa da Paraíba, através de requerimento do deputado João Henrique para homenagear os integrantes do PROERD e também apresentar o projeto. “Embora seja o local de excelência para a formação cidadã, alguns jovens começam o envolvimento com drogas na própria escola e pelo descontrole gerado no abuso dessas substâncias nocivas, passam a cometer pequenos delitos, chegando a perpetrar crimes de natureza grave. Junto com o deputado estadual João Henrique, iremos realizar uma sessão na Assembleia Legislativa para homenagear o PROERD e também apresentar o projeto aos integrantes do Programa que é mantido pela Polícia Militar”, disse a deputada.

A proposta visa realizar a semana PROERD anualmente durante o mês de junho, pois o dia 26 de junho é lembrado como Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos, representando um marco integrador de prevenção às drogas e violência. Os sistemas de ensino deverão firmar parcerias com as polícias militares para que seja desenvolvido o programa nas instituições de ensino públicas e privadas de educação básica.

O PROERD busca orientar as crianças e adolescentes sobre os males causados pelo uso de drogas.

O programa está no Brasil desde 1992. Desde 2002 está presente em todos os estados brasileiros. Entre os principais objetivos destacam-se: desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhe permitam evitar influências negativas em questões de drogas e violência; estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar; entre outras.

Os instrutores são policiais militares fardados que, acompanhados pelos professores das turmas, passam lições que objetivam o desenvolvimento da autoestima, cidadania e civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria