Imunização

Primeira leva de vacinas imunizará 34% dos trabalhadores da saúde na Paraíba; todos os municípios receberão doses

O governador João Azevêdo (Cidadania) detalhou, na tarde desta segunda-feira (18), como será iniciado o processo de imunização na Paraíba, quando as 92.960 doses que chegam ao Estado estiverem de fato em solo paraibano. Segundo ele, 34% dos trabalhadores da saúde poderão ser imunizados já com a primeira leva.

“O pessoal da área de saúde, que com essa quantidade de vacinas que agora chegam, nós temos condições de atender a 34% dos trabalhadores da saúde”, disse o João durante o programa Fala Governador, da Rádio Tabajara.

João detalhou que dentro dos trabalhadores de saúde, os primeiros a receber serão aqueles que estão na linha de frente no combate à covid-19, trabalhando diariamente em hospitais e UPAs, por exemplo.

O governador esclareceu ainda que a divisão de lotes para cada um dos 223 municípios do Estado foi feita pelo Ministério da Saúde (MS), e não pelo governo do estado. Segundo ele, o Ministério calculou a quantidade a partir de quantos integrantes cada um dos municípios têm em cada um dos grupos prioritários.

“Dentro dessa lógica, o Ministério calculou quantas doses irão ser encaminhadas a cada município. Não é o governo do estado que determina. É uma tabela que nós recebemos do Ministério da Saúde exatamente discriminando cada município com a quantidade de doses destinadas a indígenas, idosos que estão em abrigo e os trabalhadores da saúde”, explicou.

Segundo o Plano Estadual de vacinação, a primeira fase irá vacinar pessoas de dois grupos, entre eles os trabalhadores de saúde, indígenas que moram em terras demarcadas, pessoas acima dos 60 anos institucionalizadas, e pessoas entre 75 anos ou mais.

Distribuição nos municípios

João Azevêdo disse que o governo está à espera da confirmação do horário que o avião destinado a Paraíba chegue, para tão logo ele pousar, a secretaria estadual de saúde começar o processo de separação para a partir de então, começar a distribuição “imediatamente” para todos os 223 municípios do Estado.

O governador lembrou da estrutura que a Paraíba tem realizar essa distribuição, com 1.000 salas de vacinação, 12 centrais regionais de rede de frio e 11 veículos refrigerados para a realizar a distribuição.

Azevêdo disse ainda que existe a expectativa que o governo do estado esteja recebendo novas doses a cada 15 dias, para que a imunização do estado esteja “funcionando permanentemente”.

“Começamos agora com essa quantidade de vacinas, mas a intenção é que a cada quinzena estejamos recebendo novas transferências de vacinas, e a gente manter o sistema funcionando permanentemente”, afirmou.

Por último, o governador comemorou a chegada da vacinação, dizendo que a partir dela, a vida do paraibano poderá voltar gradativamente ao normal. Na declaração, ele destacou que cada um deve buscar a vacinação no momento devido, e não passando na frente de quem está precisando.

“É a ciência vencendo a doença, a esperança vencendo medo, a vacinação vai fazer com que a economia e a vida das pessoas voltem ao normal. É fundamental que todas as pessoas, principalmente dessa área prioritária, busquem na sua época devida, no momento devido, quando for anunciado nos órgãos públicos, quando estiverem disponíveis as vacinas, para que cada etapa dessa seja vencida e a gente tenha o maior número de pessoas vacinada”, destacou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba