Prévias do partido

Prévias do PSDB podem ter resultado adiado após instabilidade em aplicativo

As equipes dos candidatos Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, João Doria, governador de São Paulo e Arthur Virgílio Neto, ex-prefeito de Manaus, devem se reunir na tarde deste domingo (21) com o presidente nacional do partido, Bruno Araújo, para discutir um possível adiamento das prévias do PSDB para escolher quem será o candidato do partido nas eleições presidenciais de 2022.

O processo democrático interno, marcado originalmente entre as 8h e 15h de hoje, enfrenta problemas no sistema de votação por aplicativo, o “Prévias PSDB”, desde as primeiras horas do dia. Um primeiro adiamento já foi anunciado, de 15h para 18h, mas a sigla ainda não descarta uma nova prorrogação ou até mesmo o adiamento.

Participam da eleição 44.700 filiados que se cadastraram. Deles, grande parte, quase 40 mil, participam da votação por meio do aplicativo. Fazem parte desse grupo vereadores e filados sem mandato.

Já governadores, prefeitos, vices, senadores, deputados, o presidente e ex-presidentes da Executiva Nacional participam do pleito de maneira presencial, em Brasília. Eles votam em urnas eletrônicas oferecidas e auditadas pela Justiça Eleitoral, mas podem votar pelo aplicativo caso não consigam se dirigir à Capital Federal.

Segundo os tucanos, a instabilidade no aplicativo ocorreu na ferramenta de reconhecimento facial do aplicativo, que atesta se o filiado que está votando é ele mesmo. Até o momento, não há registro de estabilidade na ferramenta.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba