sem tropas

Presidente do TRE descarta tropas federais na eleição

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, disse que a corporação vai desenvolver canais de denúncia para que a população colabore com informações que possam chegar aos autores.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, teve uma reunião com toda a cúpula da Polícia Militar, na manhã desta segunda-feira (14), onde tratou sobre os preparativos para este ano e descartou a convocação de tropas federais para reforçar a segurança nas eleições.

“O pedido de tropas federais vem de situações que surgem durante o processo eleitoral, que fogem ao controle internamente do estado. O TRE faz uma sondagem com os juízes eleitorais, pede informações no que diz respeito às suas zonas eleitorais, como está a situação. Pretendo fazer a eleição com os órgãos de segurança do estado”, afirmou.

Entre as novidades para a segurança nas eleições estará o combate ao “Fake News”, que são as notícias falsas e boatos que são propagados na internet. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, disse que a corporação vai desenvolver canais de denúncia para que a população colabore com informações que possam chegar aos autores.

“Temos experiências bem sucedidas da segurança nas eleições de 2012, 2014 e 2016, com a operação Voto Seguro, que será aprimorada para este ano, com aumento da capacidade logística e a chegada de novos efetivos. Atuaremos também em conjunto com o TRE para monitorar e identificar pessoas responsáveis por gerar ‘fake news’ ou qualquer outra prática que atente contra a tranquilidade das eleições”, disse.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, falou que a reunião foi o primeiro passo para iniciar o planejamento da segurança. “Apresentamos nossas recomendações e ponto de vista sobre o tema segurança nas eleições, tivemos a oportunidade de dialogar com todos os comandantes de unidades da Polícia Militar no Estado e agora vamos continuar esse planejamento de forma conjunta, para termos no dia da eleição uma verdadeira festa da democracia, marcada pela tranquilidade”, falou.

Fonte: Paraíba Debate
Créditos: Paraíba Debate