substituição

Presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro vai assumir o BNDES

Após a saída de Maria Sílvia do cargo, na tarde desta sexta-feira (26/5), Paulo Rabello assume a presidência do banco público

O presidente Michel Temer escolheu o economista Paulo Rabello de Castro, que estava à frente do IBGE, para assumir o comando do BNDES. Rabello vai substituir Maria Sílvia que entregou o cargo na tarde de hoje. Ontem Rabello se reuniu com Temer em agenda oficial no Palácio do Planalto.

A decisão dela de deixar o Banco ocorreu por motivos pessoais e pegou o presidente Michel Temer de surpresa. Maria Sílvia conversou pessoalmente com Michel Temer.

Em março, foi revelado pelo Estadão que empresários se reuniram com Temes em São Paulo para criticar Maria Silvia. Foi dito que sob a gestão da executiva o banco estava inoperante, fechado para tudo e para todos. “É um time que não conhece a máquina. Só anda lá o Bê-a-Bá”, resumiu um empresário. Segundo relato de outro empresário que estava presente, Temer disse que já havia recebido reclamações e que, diante da contundência das queixas, iria chamar a executiva para resolver as pendências.

Após o jantar com o presidente, um empresário comentou que a única forma de “resolver pendências” era trocar a presidente do BNDES. À época eram duas as queixas: 1) pedidos de financiamento vultosos e 2) a executiva não recebia os empresários. Temer ouviu relato de que um grande industrial tentava há quatro meses falar com Maria Silvia e foi orientado a procurar três diretores antes. Um deles agendou o encontro para um mês depois da tentativa.

Nos últimos dias a informação de bastidores era que Moreira Franco (Secretaria-Geral) buscava um nome para substituí-la no mercado e isso a teria irritado.

Na noite da quarta-feira (24/5) o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), fez a leitura do requerimento para a instalação da CPI do BNDES. O banco será investigado por senadores.

 

Fonte: Estadão