Presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB alerta prefeitos sobre data limite para adesão ao programa estadual de construção de barragens

Jeova Campos lembra importancia dos prefeitos aderirem ao programa de construcao de barragens subetrraneasData limite

O presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB, deputado Jeová Campos faz um alerta para que os prefeitos dos municípios em situação de emergência, por causa da seca, não percam o prazo dado pelo Governo da Paraíba para adesão ao programa de barragens subterrâneas, que é dia 10 de agosto. “Quem perder esse prazo ficará de fora deste programa de inclusão produtiva, que integra uma das ações do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem anunciado pelo governador Ricardo Coutinho em junho último e perderá a oportunidade de ser contemplado com as barragens que serão construídas com essa parceria”, destaca Jeová.

 

Estratégia
Jeová Campos lembra que a adesão das prefeituras ao programa  é fundamental porque vincula a contrapartida do município às obras, através da utilização das máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e ao combustível gasto na operação das mesmas na construção das barragens subterrâneas. “A seca é uma realidade que precisa ser enfrentada de forma urgente, mas também de forma estratégica, e a construção das barragens subterrâneas é uma ação que permite armazenar água no subsolo para ser usada na agricultura em tempos de estiagem, por isso ela é tão importante”, afirma o deputado.

 

Investimento
A meta do programa, que é operacionalizado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), é construir duas mil barragens, beneficiando cerca de 50 mil agricultores familiares paraibanos. Cada prefeitura, segundo declarações do secretário da Seadfds, Lenildo Morais, gastará em média de seis a oito horas de máquinas, equivalente a cerca de R$ 200,00 de combustível, enquanto o Governo entrará com, aproximadamente, R$ 3 mil para cada barragem.