Presidente Cristiane Brasil abona filiação de Liliane Roriz e Tuma Júnior

ptb nacional filiaçõesA presidente nacional do PTB, deputada Cristiane Brasil (RJ), abonou nesta segunda-feira (29/2/2016) a ficha de filiação ao partido da deputada distrital Liliane Roriz e do ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior. O ingresso oficial dos novos trabalhistas ocorreu em solenidade no Diretório Nacional do PTB, em Brasília, e contou com a participação de lideranças da sigla e do Distrito Federal.

“Essa é uma noite de festa, uma noite importante para o partido, que começa a mostrar a sua nova cara na construção de um novo projeto para o Brasil”, declarou a líder do PTB. “Tenho muito orgulho, muita honra de ter ao meu lado dois grandes herdeiros políticos, de exemplo, de dignidade, e que estão aqui ao meu lado para que possamos unir forças em prol do Brasil contra a corrupção.”

Liliane Maria Roriz, de 49 anos, é filha do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz. É administradora de empresas e jornalista e está em seu segundo mandato na Câmara Legislativa do DF, da qual é vice-presidente. Romeu Tuma Júnior, de 55 anos, é formado em direito e é filho do ex-senador Romeu Tuma (PTB-SP), morto em 2010. Foi delegado de polícia, ex-deputado estadual por São Paulo e ex-secretário de Justiça no segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em seu discurso no evento, Cristiane Brasil disse que hoje, no país, o que mais falta na política é o político que se compromete com as pessoas. A presidente destacou que, para mudar a política atual, o PTB realizou uma pesquisa interna de opinião e ampla sobre grandes temas do debate nacional. O objetivo da pesquisa, feita com lideranças e membros do partido, é entender onde há maioria, consenso ou dissenso em assuntos mais críticos. De acordo com Cristiane, quando esse planejamento estratégico foi elaborado, a intenção era perguntar aos trabalhistas “quem somos, para onde vamos e o que queremos para o país”. A líder destacou que o mais importante do que conseguir o maior número de votos é dar resultado para as pessoas.

“O Brasil hoje, mal conduzido, infelizmente tem à sua frente governantes que fizeram o maior mal que poderiam ter feito para uma nação que sempre é potencialmente a alguma coisa e nunca chega a lugar algum. Eles roubaram o brilho dos olhos das pessoas, os sonhos de prosperidade de milhões de brasileiros que acreditaram, sim, que teríamos um futuro melhor. E quando nos deparamos com o resultado de todo esse processo, vemos que o nosso país foi roubado, assim como a esperança do nosso povo”, afirmou a presidente do PTB. “Tenho orgulho das pessoas que colocam o seu nome para novos projetos políticos, porque nós somos muito guerreiros de enfrentar todo esse aparato bélico, essa máquina que foi montada contra qualquer voz que se levante e que contrarie as suas ideias maléficas. O PTB está escrevendo uma nova página da sua história. É possível fazer uma nova política neste país. Chega de mentira, de corrupção, chega de enganar o povo brasileiro.”

Após preencher sua ficha de filiação e ser saudada pelos presentes, a deputada Liliane Roriz contou que quando visitou pela primeira vez a sede do PTB se sentiu emocionada, acolhida e em casa. A visita ocorreu em dezembro do ano passado. Em seu pronunciamento no evento, a mais nova trabalhista destacou o legado do ex-presidente da República e fundador do PTB, Getúlio Vargas. “Foi ele quem colocou o Brasil nos tempos modernos”, ressaltou. Na ocasião, Liliane falou também do pai, o ex-governador Joaquim Roriz, que, de acordo com ela, teve Vargas como inspiração.

“É inevitável não trazer para as minhas palavras a figura do meu pai. Não só porque ele e Getúlio têm um incomum – a mesma preocupação com os mais necessitados –, mas pelo fato de que é justamente o passado e o jeito de ser do meu pai que trago como herança para o PTB. Trago o modo de trabalhar de Roriz, a forma de cuidar da cidade e das pessoas que vivem aqui. O jeito carinhoso como ele protege o que mais precisa”, destacou. “Trago uma boa experiência do meu primeiro mandato como deputada, e a garra e a disposição para tornar o partido cada vez mais próximo do trabalhador e daqueles que precisam de apoio. Trago, enfim, a mesma posição que venho procurado manter com relação ao governo: de independência; a autonomia do pensamento, sem nenhum medo de manifestar minhas opiniões. Hoje estou me sentindo verdadeiramente em casa”, concluiu.

O ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior se disse contente por ter ingressado no PTB, partido pelo qual seu pai foi filiado. “Isso me traz uma carga muito pesada de responsabilidade”, acrescentou. Ele contou que decidiu voltar à vida política e se filiar a um partido depois de ter sido convidado para o desafio de construir um projeto de país. “Projeto de nação é diferente de projeto de poder”, salientou.

“O estrago que fizeram neste país vai levar 20 anos para arrumar. Se trocar agora. Se demorar mais quatro anos levará 40 anos. Se arrumar. É preciso ter coragem, se despir de vaidade, é preciso enfrentar, correr o risco de ter a reputação assassinada. O PTB se propõe a isso, e é esse o desafio que aceitei”, disse Tuma Júnior. “E vamos começar por Brasília. Ela precisa voltar a ser a capital do país. O brasiliense precisa ter orgulho, e expurgar daqui os que para cá vieram e se apoderar das nossas instituições, fazer um projeto de poder falido, corrupto e sem vergonha. Aquele que se propõe à vida pública precisa viver para o público. Queremos construir uma sociedade mais justa, mais honesta, mais séria”, acrescentou.

Participaram do evento o presidente do PTB do Distrito Federal, ex-senador Gim Argello, Weslian Roriz, mãe de Liliane, o ex-senador Valmir Amaral (PTB-DF), os deputados federais Alberto Fraga (DEM-DF) e Izalci (PSDB-DF), o senador Hélio José (PMB-DF), o ex-candidato ao governo do DF, Jofran Frejat (PR), o advogado Eri Varela, entre outras lideranças da capital federal.

Fonte: PTB