polêmica no rio

PREFEITURA X ESTADO: Após críticas de Crivella à PM, Witzel retira policiais cedidos à prefeitura - VEJA VÍDEO

'Quando o político rouba e fica rico, o comandante do batalhão também quer ficar rico', disse o prefeito em áudio revelado ontem

Um dia após a divulgação das declarações de Marcelo Crivella criticando a Polícia Militar, o governador Wilson Witzel retirou 27 servidores, entre eles muitos policiais militares, que estavam cedidos à Prefeitura do Rio.

A informação foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (21) e afirma que os 27 foram convocados de volta pelo governo do estado.

Nesta quarta-feira (20), o jornal O Globo revelou um áudio onde o prefeito do Rio de Janeiro diz que a cidade é uma “esculhambação total” e faz críticas à corporação dizendo que são envolvidos em atos de corrupção.

“Quando o político rouba e fica rico, o comandante do batalhão também quer ficar rico. O coronel quer ficar rico. O tenente, o sargento, querem ficar ricos. Aí, eles sobem o morro para pegar o arrego*. O arrego é o troco da cocaína”.

*a gíria se refere a qualquer tipo de pagamento que criminosos dão a policiais para não serem presos ou punidos por seus crimes.

As declarações do prefeito foram feitas durante um evento realizado para uma plateia de 80 servidores da Fundação Parques e Jardins, na Taquara, Zona Oeste do Rio.

Nota de repúdio

Ainda nesta quarta-feira, o governador Wilson Witzel divulgou um vídeo em que repudia e defende os policiais militares do estado.

Na gravação, Witzel não cita o nome do prefeito, mas diz que manifesta a integral confiança no trabalho desenvolvido pela instituição Polícia Militar.

“Não admito, não aceito qualquer tipo de declaração leviana que coloque em dúvida a integridade moral da atuação de nossos comandantes, oficiais e praças. Os resultados estão mostrando que não temos relação com nenhuma organização de atividade criminosa. Tráfico de drogas, milícia, todos estão sendo combatidos com rigor. Manifesto meu repúdio a declarações em sentido contrário. tem o meio apoio, a minha confiança e a nossa força policial merece respeito. Força e honra”, diz o governador.

A Polícia Militar também divulgou uma nota dizendo que é “lamentável e inacreditável que o prefeito de uma cidade com tantos problemas sérios a resolver seja capaz de dar declarações tão absurdas”.

A PM disse ainda que Marcelo Crivella ofendeu de forma cruel uma legião de 45 mil policiais militares. O texto lembra que homens e mulheres honrados diariamente enfrentam a criminalidade para defender a sociedade e muitos perderam suas vidas.

A PM afirma que combate de forma intransigente os desvios de conduta dos policiais que optam por se aliar ao crime e diz que esses policiais são exceções e não regra.

Por fim, o secretário de estado de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo de Lacerda, que assina a nota, diz que repudia “com veemência as declarações do prefeito”.

Crivella diz que fala está ‘descontextualizada’

Em nota, o prefeito disse que a fala estava completamente “descontextualizada” e que é muito mais uma ‘FakeNews’ do que uma matéria jornalística séria.

No comunicado, Crivella diz que foi claro ao dizer que “a corrupção que devastou nosso Estado não se restringiu à Polícia, mas alcançou vários setores e Instituições: ‘O mau exemplo dos políticos contaminava policiais, coronel, tenente, soldado, mas, graças a Deus, uma minoria. Como contaminava procurador geral, conselheiros de contas, engenheiros de obras e até secretários de saúde e diretores de hospitais’.”, diz a nota.

“Não houve em um momento sequer ataque a instituição da Polícia Militar e sim a minoria de maus profissionais que macularam a imagem da instituição centenária e que tem em sua história uma extensa lista de bons serviços prestados à sociedade”.

Fonte: G1
Créditos: G1