Academia da Saúde

Prefeito Cartaxo visita Academia da Saúde e acompanha a qualidade dos serviços ofertados à população

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, fez uma visita na tarde desta terça-feira (10) a Academia da Saúde do Geisel, que vem beneficiando os moradores locais e de bairros adjacentes, desde março do ano passado, com diversas atividades que contribuem para a qualidade de vida de seus frequentadores.

www
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, fez uma visita na tarde desta terça-feira (10) a Academia da Saúde do Geisel, que vem beneficiando os moradores locais e de bairros adjacentes, desde março do ano passado, com diversas atividades que contribuem para a qualidade de vida de seus frequentadores. Os serviços ofertados no local atendem cerca de 300 usuários por dia e dá oportunidade ao cidadão da prática esportiva coletiva, com acompanhamento profissional gratuito para pessoas de todas as idades.

Durante a visita, Luciano Cartaxo destacou a importância não apenas de entregar obras de alto padrão, mas também de fazer o acompanhamento da qualidade do serviço ofertado para a população. “A Academia da Saúde é um instrumento valioso na promoção e prevenção da saúde e é importante vermos de perto o trabalho que vem sendo realizado pelos nossos profissionais, além de ver o envolvimento da comunidade”, avaliou.

A Academia da Saúde é um espaço que agrega toda a estrutura necessária para o desenvolvimento de diversas modalidades. Ela possui modo de acesso espontâneo, o que significa que qualquer pessoa pode procurar o espaço e se cadastrar para utilizar os serviços. As atividades são planejadas e orientadas por profissionais, e atendem pessoas de todas as idades.

No local, o usuário pode fazer aulas de ginástica, dança, capoeira, pilates, Tai chi chuan, além de atividade física adaptada para pessoa com deficiência e para o idoso. Os frequentadores também recebem orientação nutricional, postural, educação e saúde. Até acupuntura é ofertada para a população.

O equipamento funciona das 5h30 às 10h00 e das 15h às 19h30, sempre com a presença de educadores físicos do programa João Pessoa Vida Saudável. Eles trabalham de forma integrada com as Unidades de Saúde da Família (USF) do bairro, contando com o apoio de nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e educadores físicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Superação – A Academia da Saúde do Geisel foi fundamental na vida de Fábio Bezerra Sobral, 38 anos, cadeirante há 3 anos e usuário do serviço há 4 meses. “Antes eu não conseguia nem ficar em pé, mas depois que comecei a frequentar a academia, já me levanto e até estou começando a dar meus primeiros passos. Aqui eu faço exercícios nos equipamentos, tenho aulas de aeróbica e também faço fisioterapia. Tudo acompanhado pelos profissionais que tratam a gente com todo carinho e atenção. Minha vida mudou e melhorou muito. Estou realizado”, comemorou.

Segundo a diretora geral do Distrito Sanitário II e responsável pela Academia da Saúde do Geisel, Ana Giovana Medeiros, Fábio Bezerra foi inspiração para que fosse criado um atendimento voltado exclusivamente para pessoas com necessidades especiais. Essas atividades são realizadas toda quinta-feira. “O Fábio estava sempre aqui fazendo as atividades no meio das outros usuários e nós percebemos seu esforço e sua força de vontade. Baseado nele, desenvolvemos um trabalho com atividades unicamente voltadas para pessoas com deficiência física, visando e respeitando a limitação de cada um”, afirmou.

A aposentada Laura da Silva Pereira tem 70 anos e é moradora do Geisel há 38 anos. Ela afirma que nunca havia visto, em todo esse tempo, uma ação que mudasse e motivasse tanto os moradores do bairro. “Eu tinha muitas dores no meu braço e hoje eu estou muito bem. Frequento a academia desde o dia em que foi inaugurada e posso garantir que tudo que fazemos aqui não cuida apenas da saúde do nosso corpo, mas também alegra a nossa alma”, revela.

João Pessoa Vida Saudável – O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com as Secretarias de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e de Educação e Cultura (Sedec). As atividades acontecem de segunda a sexta, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30, em 21 espaços nas principais praças e avenidas de João Pessoa.

A equipe do projeto é composta por 42 educadores físicos. As ações realizadas com os usuários incluem, além das atividades físicas, palestras educativas, rodas de diálogos e ações preventivas que buscam não apenas desenvolver o aspecto físico, mas também o social, o afetivo e o cognitivo.

Outras Academias de Saúde – A Prefeitura Municipal de João Pessoa também mantém outras duas Academias da Saúde, uma no Ernane Sátiro e outra no Colinas do Sul. A estrutura conta com espaços multiuso, de vivência e de equipamentos fixos, como barra horizontal, barra paralela, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio. O espaço ainda tem quadra de areia e gramado para realização de atividades externas.

Fonte: secom
Créditos: secom