MDB e PTB também sinalizam

PP AO LADO DE MAIA: Líder do PP desiste de concorrer à presidência da Câmara e negocia apoio a Rodrigo Maia

MDB e PTB também voltaram a conversar com Maia

O líder do PP, Arthur Lira (AL), desistiu de lançar candidatura à presidência da Câmara e passou a negociar a formação de um bloco para apoiar o atual presidente e candidato à reeleição, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews.

Arthur Lira vinha negociando formação de bloco com PP, MDB, PTB e partidos de oposição, como PT, PSB, PDT e PCdoB.

A ideia dele surgiu em razão de divergências com Maia no critério de distribuição de cadeiras na Mesa Diretora e nas comissões. O apoio do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, também afastou Maia e partidos de centro-esquerda.

Só que o movimento perdeu força diante da resistência de partidos, como PDT e PCdoB. Diante disso, Lira afirmou:
“Não existe a hipótese de uma candidatura minha, uma vez que ficou inviabilizada a formação de um bloco de centro-esquerda”.

Agora, PP, MDB e PTB voltaram a conversar com Rodrigo Maia — que chegou a sinalizar nos bastidores a hipótese de apoiar Lira na próxima eleição.

A hipótese mais provável de aliança discutida por líderes nos bastidores é a de formação de dois, no máximo, três blocos: um de Maia com os partidos de centro e governistas e outro de oposição, que ainda pode se fragmentar em duas partes, uma liderada pelo PT e outra pelo PDT.

Fonte: G1
Créditos: G1