legislação morosa

Podemos ter falhado em conter fronteira agrícola na Amazônia, diz ministra - VEJA VÍDEO

"Tem gente dizendo que isso [a regularização fundiária] vai facilitar a grilagem. Ao contrário. O que nós precisamos saber é quem está fazendo [o desmate e extração e ocupação ilegal], dar nome aos bois e poder punir"

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina admite que o governo federal pode ter falhado em conter a expansão da fronteira agrícola na Amazônia ao longo de 2019. Ela atribui o problema ao que classifica de “falta de agilidade da legislação” e diz que a regularização fundiária deve ajudar na fiscalização da região, que registrou no ano passado recorde de desmatamento na década.

“Tem gente dizendo que isso [a regularização fundiária] vai facilitar a grilagem. Ao contrário. O que nós precisamos saber é quem está fazendo [o desmate e extração e ocupação ilegal], dar nome aos bois e poder punir”, disse Tereza Cristina, em entrevista entrevista ao UOL e à Folha de S.Paulo, em Brasília.

Engenheira agrônoma e deputada federal (DEM-MS) licenciada, ela afirma que a agropecuária não depende da Amazônia para aumentar a produtividade.

A ministra defende o projeto de lei do governo que permite a exploração agropecuária, mineral e turística de terras indígenas e diz enxergá-la como uma equiparação de oportunidades. “Os índios têm que ter as mesmas opções que todos os brasileiros.”

Ao mesmo tempo em que se mostra alinhada às ideias do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Teresa Cristina se posiciona contra os planos do ministro da Economia, Paulo Guedes, de criar o “imposto do pecado” — taxando itens açucarados, bebidas alcoólicas e cigarros — e de reonerar produtos da cesta básica.

“Tem que ter uma avaliação mais profunda. Nós temos muita dúvida sobre isso”, afirmou.

Leia a seguir a entrevista, na qual a ministra tratou ainda do efeito do coronavírus nas exportações, do acordo entre Mercosul e União Europeia, de agrotóxicos e do enxugamento da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

A íntegra da conversa, realizada na última sexta-feira (7) no estúdio UOL/Folha, está disponível em podcast e no Youtube.

Leia mais em: Podemos ter falhado em conter fronteira agrícola na Amazônia, diz ministra 

https://www.youtube.com/watch?v=7xFDgmpXDg8&feature=emb_logo

Fonte: UOL
Créditos: UOL