Serviços

PMJP inicia recapeamento de ruas e avenidas na Penha

Com o foco voltado para investimento no turismo religioso e praiano, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), iniciou nesta quarta-feira (8) os serviços de recapeamento de ruas e avenidas na Praia da Penha, o que vai impulsionar o turismo ao Santuário de Nossa Senhora da Penha e a praia, beneficiando milhares de moradores e turistas que frequentam o local, especialmente no dia 25 de novembro, quando acontece a tradicional Romaria da Penha

Com o foco voltado para investimento no turismo religioso e praiano, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), iniciou nesta quarta-feira (8) os serviços de recapeamento de ruas e avenidas na Praia da Penha, o que vai impulsionar o turismo ao Santuário de Nossa Senhora da Penha e a praia, beneficiando milhares de moradores e turistas que frequentam o local, especialmente no dia 25 de novembro, quando acontece a tradicional Romaria da Penha.

Os serviços de recapeamento estão sendo executados nos acessos ao Santuário da Santa que dá nome ao bairro e à praia. Quatro vias serão contempladas com as ações: Avenida Nossa Senhora da Penha e as ruas Comerciante José Gomes dos Santos, Maceió e Rua das Falésias, totalizando 1.450 mil metros.

O serviço integra as ações do Programa “Ação Asfalto”, que está mudando o visual de ruas e avenidas da Capital paraibana, garantindo mais mobilidade e fluidez do tráfego de veículos.

Outras ações – Além do recapeamento, a Prefeitura de João Pessoa vem investindo em melhorias para a população do bairro. Semana passada, o prefeito Luciano Cartaxo entregou a reestruturação e ampliação da Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto. Além de beneficiar os mais de 720 estudantes com um investimento de mais de R$ 800 mil em diversas benfeitorias, a unidade de ensino ganhou também uma creche com vaga para 150 alunos da Educação Infantil, que passará a funcionar a partir do início do ano letivo de 2018.

Outro projeto que merece destaque no local é o “Sereias da Penha”, cujo trabalho levou João Pessoa a ser reconhecida pela Unesco, como Cidade Criativa no artesanato e arte popular, tendo direito a usar o selo Cidade Criativa. O selo é a certificação de que a cidade está integrada a uma rede de cooperação internacional que dará mais visibilidade, credibilidade e mercado para diversas associações de artesãos que fazem da arte com suas mãos uma alternativa de sustento e de manutenção da cultura popular. A Associação Sereias da Penha foi a entidade representativa da classe que chancelou o envio do dossiê para e aprovação da Unesco.

Ação Asfalto – São mais de 22 km de vias importantes da cidade recebendo asfalto novo, por onde, diariamente, circulam milhares de veículos, com investimentos de R$ 30 milhões, em recursos próprios. O programa prevê ainda pavimentação ou criação de novas vias alternativas.

Várias vias já receberam os trabalhos do programa, entre elas avenidas do Centro da Capital e áreas históricas, como as avenidas Almirante Barroso e Padre Meira, Pedro II, Beira Rio, Vasco da Gama (Jaguaribe), São Judas Tadeu (Rangel/Cristo), Princesa Isabel (Centro), Maximiano Figueiredo (Centro), Duarte da Silveira, Corálio Soares, e ruas como a Francisco Manoel (Jaguaribe), Leonel Pinto de Abreu (Rangel) e Elias Cavalcanti (que liga o Cristo ao Rangel).

As vias foram selecionadas baseando-se no desgaste apresentado e na necessidade da criação de rotas alternativas aos grandes corredores de João Pessoa, que registram um grande fluxo de veículos, ajudando a desafogar o trânsito nesses locais.

Em vias de grande movimento os trabalhos são executados no período noturno para manter a fluidez do trânsito. Quando o trabalho é realizado durante o dia, as equipes trabalham em uma faixa por vez, liberando o trânsito na outra faixa.

O programa beneficia milhares de condutores que trafegam diariamente nesses locais, reduzindo o tempo de serviço e garantindo mais segurança para motoristas, motociclistas e pedestres.

Fonte: Wscom
Créditos: wscom com assessoria