réu

PF conclui inquérito da Operação Calicute e indicia Cabral e mais 15

cabralA Polícia Federal (PF) do Rio de Janeiro concluiu nesta sexta-feira o inquérito policial da Operação Calicute, desdobramento da Lava-Jato que levou à prisão o ex-governador Sergio Cabral (PMDB), e indiciou 16 pessoas investigadas por suspeita de desvios de dinheiro público federal de obras realizadas pelo governo fluminense.

Os indiciados, entre os quais Sergio Cabral, são suspeitos de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A PF também vai instaurar novos inquéritos com o objetivo de aprofundar as investigações.

Com a conclusão da primeira fase das investigações, o Ministério Público Federal deverá oferecer a denúncia à Justiça ainda no mês de dezembro, já que existem investigados presos e o prazo para realizar a acusação é menor. O oferecimento da denúncia é o pedido formal da Procuradoria para que o Judiciário abra uma ação penal contra os acusados.

A Calicute foi deflagrada no dia 17 de novembro e revelou indícios de desvios de recursos públicos da ordem de R$ 220 milhões. Os oito mandados de prisão preventiva, 2 temporárias além de 14 conduções coercitivas e 38 ações de busca e apreensão foram autorizados pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio.

Fonte: Valor Econômico