a partir de hoje

Petrobras aumenta em 2% o preço da gasolina nas refinarias

Estatal estava há 18 dias sem reajustar valor do combustível

  Foto: Paulo Whitaker / Reuters

Petrobras reajustou os preços da gasolina em suas refinarias em 2,04% a partir desta terça-feira, em média. Este reajuste é concedido 18 dias após o último, e representa um aumento de R$ 0,0396 por litro. Este novo valor já está em vigor em todos os 37 pontos de venda da companhia.

Desde esta segunda, a Petrobras passou a divulgar em seu site os preços diários da gasolina e do óleo diesel em cada um de seus pontos de venda.

Os importadores de combustíveis, por sua vez, consideraram esse reajuste concedido pela estatal insuficiente para viabilizar a importação da gasolina por terceiros.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araujo, tanto a gasolina como o diesel continuam com preços cobrados pela Petrobras abaixo da paridade internacional.

Ou seja, com preços de venda para o mercado interno inferiores aos preços internacionais, não se torna viável a sua importação pelas empresas privadas do setor.

— A Petrobras ainda está praticando preços tanto da gasolina como do diesel abaixo da paridade internacional.  Parece que a empresa está sob intervenção do governo federal, e por isso não está tendo a liberdade para dar os aumentos que precisa — destacou Araujo. — E isso prejudica a Petrobras, seus acionistas e tira do jogo os importadores. Fica uma tendência forte do estabelecimento do monopólio que afugenta qualquer investidor no país.

Fonte: O Globo
Créditos: Ramona Ordoñez