no Espaço Cultural

PENSE: Jessé Souza debaterá subcidadania nesta quarta-feira, em João Pessoa

“A construção e a desconstrução social da subcidadania” é o tema da sexta palestra do Pense – Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba –, que será proferida pelo doutor em Sociologia Jessé Souza. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (11), às 19 h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, com entrada gratuita.

O projeto Pense – Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba –, realizado pelo Governo do Estado, promoverá discussões sobre temas da atualidade, todos correlacionados com a atual conjuntura política, social e econômica vivida pelos brasileiros. As palestras ocorrerão ao longo deste segundo semestre de 2017. Além do sociólogo Jessé Souza, outro nome já confirmado é o diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim.

Com mediação do cientista político José Artigas, o debate desta quarta-feira terá como foco principal o poder de manipulação imposto pelas elites à população brasileira, com a abordagem, ainda, dos seguintes temas:

– Indivíduo e sociedade;

– Matrizes da subcidadania o Brasil;

– Gritos e sussurros da democracia ameaçada, entre outros.

Perfil – Formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), em 1981, Jessé Souza concluiu o mestrado em Sociologia, também pela UnB, em 1986, sendo o autor principal de 24 obras que retratam as raízes da conjuntura brasileira.

Já em 1991, fez doutorado em Sociologia pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha. Jessé ainda fez pós-doutorado em Sociologia na New School for Social Research, Nova Iorque, entre 1994 e 1995.

A partir de 2009, o sociólogo deu início a uma pesquisa sociológica em todo o País para confrontar a tese de que havia surgido uma nova classe média, trabalho que teve como resultado, em boa parte, as seguintes obras:

– A Ralé Brasileira: Quem é e como vive (2009);

– A Tolice da Inteligência Brasileira (2015);

– A Elite do Atraso – Da escravidão à Lava Jato (2017).

 

Serviço:

Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba 2017

“A Construção e a Desconstrução da Subcidadania” – com Jessé Souza

Local: Espaço Cultural José Lins do Rego (Sala maestro José Siqueira)

Data: 11/10 (quarta-feira), às 19 h

Entrada gratuita

Fonte: Secom-PB