Horizontes de inovação

PARQUE TECNOLOGICO: 'projeto é uma promoção do ecossistema de inovação paraibano', avalia secretário Cláudio Furtado

O projeto do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, lançado pelo governador João Azevêdo (Cidadaia), é uma promoção do ecossistema de inovação da Paraíba, reforçou neste sábado (16) o secretário de Estado da Educação, Cláudio Furtado. A solenidade ocorreu no antigo Colégio Nossa Senhora das Neves, no Centro Histórico de João Pessoa, onde funcionará a sede do empreendimento.

O projeto do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, lançado pelo governador João Azevêdo (Cidadaia), é uma promoção do ecossistema de inovação da Paraíba, reforçou neste sábado (16) o secretário de Estado da Educação, Cláudio Furtado. A solenidade ocorreu no antigo Colégio Nossa Senhora das Neves, no Centro Histórico de João Pessoa, onde funcionará a sede do empreendimento.

Segundo o secretário, o Parque Tecnológico foi criado com o objetivo de proporcionar um ambiente para fortalecer o estado como gerador e produtor de tecnologias, fomentando novas empresas, pesquisas e desenvolvimento. O espaço irá reunir o ecossistema de inovação, empreendedorismo e científico, o poder público estadual, municipal e demais entes, em articulação com outros ecossistemas nacionais e internacionais da inovação.

Ao Polêmica Paraíba, ele destacou que o projeto foi baseado, também, em propostas das universidades locais e até mesmo do Sebrae-PB. “A concepção do projeto pensa no ecossistema paraibano, nas empresas implantadas na região metropolitana e em outras regiões do estado, em linhas que essas empresas já atuam”, disse. “A escolha do ecossistema ocorreu na conversa com esses entes e também em diálogo com dirigentes de outros parques, a exemplo do Parque Campina Grande, tudo isso pensando em como potencializar as ações do ecossistema local”, acrescentou.

O governo da Paraíba irá investir cerca de R$ 20 milhões de recursos próprios para viabilizar o empreendimento tecnológico no Centro Histórico de João Pessoa.

Para o secretário Cláudio Furtado, esses investimentos vão permitir a vinda de grandes empresas, “baseada na oferta, no que temos aqui implantado, tanto na questão dos produtos que as empresas paraibanas disponibilizam para oferecer, como nos laboratórios existentes na UFPB, UFCG, que são prestadoras de serviços para empresas nacionais e multinacionais”, ressaltou.

O auxiliar do governador João Azevêdo (Cidadania) informou, também, que toda a estrutura do Parque Tecnológico levou em conta a representatividade do Governo do Estado, do setor produtivo e das instituições de ensino e pesquisa. “Um modelo que existe em qualquer lugar do mundo e no Brasil, em que o governo prepara a estrutura, mas não administra. Quem administra são esses parceiros”, observou.

Mais parcerias 

Participaram virtualmente da solenidade o superintendente do Sebrae-PE e presidente da Associação Nacional de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Francisco Saboya.  A entidade representa o setor de parques tecnológicos no país.

Quem também participou do lançamento do projeto foi presidente executivo da La Salle Technova Barcelona, Josep Miguel, que foi presidente da Associação Mundial de Parques.  Para o secretário Claúdio Duarte, esses parceiros contribuem com o projeto por representarem o setor e à medida que trazem experiências de sucesso no país.

“A construção do projeto é baseado no ecossistema local. Os convidados [externos] são mais para mostrar a importância da construção do parque, baseado no que a gente tem de Capital Humano de empresas do que trazer soluções de fora. Jamais iríamos procurar soluções de fora. A gente tem que lidar com o Capital Humano que formamos aqui, potencializar nossas empresas cada vez mais, num ambiente que tenha serviços para essas empresas. Queremos deixar as empresas paraibanas num ambiente que deem maior competitividade”, finalizou.

A estrutura 

A estrutura física do Parque adotará os conceitos de sustentabilidade, abrigará diferentes espaços construídos com o intuito de se estabelecerem como ambientes de inovação: espaços de convivência; espaços para empresas âncoras; recepção interativa; espaço de conhecimento (com paredes de pesquisa e mesas touchscreen); espaços de coworking; espaços makers; espaços de P&D de soluções de alto rendimento; espaços de incubadoras e aceleradoras; espaço de robótica; praça de alimentação; e um auditório.

Segundo o Governo do Estado, a iniciativa visa impulsionar o avanço da inovação especialmente nas áreas das tecnologias sociais para a saúde, tecnologias educacionais, economia criativa, soluções governamentais, turismo, planejamento urbano e cidades inteligentes e de tecnologias sustentáveis e, nesse contexto, atraindo para o estado investimentos nacionais e internacionais.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba