Novidade

Paraibana Silvana Pilipenko desiste do Senado e registra candidatura para deputada federal

A paraibana Silvana Pilipenko, sobrevivente dos ataques da Rússia contra a Ucrânia, que conseguiu fugir da guerra e se refugiar em sua terra natal, João Pessoa, desistiu da pré-candidatura ao Senado pelo Partido da Mulher Brasileira - ‘Brasil 35’ e registrou candidatura para deputada federal. 

 

A paraibana Silvana Pilipenko, sobrevivente dos ataques da Rússia contra a Ucrânia, que conseguiu fugir da guerra e se refugiar em sua terra natal, João Pessoa, desistiu da pré-candidatura ao Senado pelo Partido da Mulher Brasileira – ‘Brasil 35’ e registrou candidatura para deputada federal.

A candidata de 54 anos, que ganhou notoriedade nacional após ficar semanas desaparecida na Ucrânia e conseguir deixar o país durante a guerra contra a Rússia, agora enfrenta o desafio de conseguir votos para a concorrida vaga ao Congresso Nacional que tem 229 candidatos disputando as 12 vagas pela Paraíba.

Silvana Pilipenko disse que tomou a iniciativa como forma de retribuir a vida nova que ganhou após sobreviver ao terror da guerra e poder ajudar as pessoas. “Deus não me permitiria presenciar os terrores da guerra para depois voltar ao Brasil e ficar tomando sol”, relatou.

Ela desembarcou na Paraíba no dia 10 de abril. Antes, passou por momentos difíceis na Ucrânia. A artesã ficou por 26 dias sem contato com a família, que mora em João Pessoa. A trajetória dela na Ucrânia começou em 1995, quando se casou com o ucraniano Vasyl Pilipenko, capitão da marinha mercante. Eles se conheceram em uma festa no Porto de Santos, em São Paulo, e, depois de dois meses, se casaram na Paraíba. Logo depois, ela foi para o país e desde então, vivia entre o Brasil e Ucrânia, sempre visitando a família.

A candidata tem quase meio milhão declarado ao Tribunal Superior Eleitoral. Ao todo ela declarou bens como terreno, apartamento e veículo orçados em R$450 mil.

Fonte: Click PB
Créditos: Polêmica Paraíba