Recuperação

OUÇA ÁUDIO: Médico avalia recuperação de Bolsonaro após atentado

O candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, se mantém "consciente e em boas condições clínicas", segundo o mais recente boletim médico do Hospital Albert Einstein, divulgado na manhã deste sábado, 8.

O candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, se mantém “consciente e em boas condições clínicas”, segundo o mais recente boletim médico do Hospital Albert Einstein, divulgado na manhã deste sábado, 8. O quadro do candidato é estável e ele pode ser movimentado da cama para a poltrona. Nas últimas 24 horas, Bolsonaro não teve febre ou sinais de infecção e tem, até o momento, boa situação cardiovascular e pulmonar. Ele mantém jejum oral e está sendo alimentado por via endovenosa. “Está mantida a continuidade no tratamento clínico com boa evolução, sem necessidade de procedimento no momento”, diz o documento.

Em mensagem gravada, obtida com exclusividade pelo BR18, o cirurgião Antonio Luiz Vasconcellos Macedo, chefe da equipe médica que cuida de Bolsonaro, diz que deve tirar a sonda da bexiga ainda hoje. Ouça aqui o áudio exclusivo.

O presidenciável está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde a tarde de sexta-feira, 7, após ter sido transferido da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora(MG), onde se recuperava da facada que levou em ato de campanha.

O Hospital informou que as visitas ao presidenciável estão “restritas à sua esposa e filhos, por ordem médica”. Diversos parlamentares, candidatos e apoiadores estiveram neste sábado no Albert Einstein, mas foram impedidos de entrar no quarto de Bolsonaro, ao contrário do que ocorreu na sexta, quando o pastor Silas Malafaia e o senador Magno Malta (PR-ES) chegaram a gravar um vídeo divulgado nas redes sociais ao lado do leito do candidato.

Fontes ouvidas pelo Estado relatam que Bolsonaro já iniciou a fisioterapia e deve tirar a sonda ainda neste sábado. O economista Paulo Guedes, responsável pelo programa de governo de Bolsonaro, esteve no hospital para “dar um abraço” na família do candidato. Segundo ele, a prioridade agora é a recuperação do presidenciável. Perguntado sobre a possibilidade de substituir Bolsonaro no debate Estadão/TV Gazeta/Twitter no domingo, em São Paulo, respondeu: “Tem cabimento um economista substituir o candidato a presidente?”.

Líder nas pesquisas de intenção de votos, o candidato era carregado na região central de Juiz de Fora, em Minas Gerais, quando foi golpeado na altura do abdome por seu agressor, identificado como Adelio Bispo de Oliveira, de 40 anos, que foi preso. O candidato sofreu um único golpe de faca que perfurou em três partes o intestino delgado, provocando traumatismo abdominal e hemorragia interna.

Gastrocirurgiões ouvidos pelo Estado avaliam que dificilmente Jair Bolsonaro será liberado pelos médicos a fazer campanha de rua antes do primeiro turno das eleições 2018, marcado para 7 de outubro. Em geral, pacientes com quadro similar ao do presidenciável só são autorizados a retornar ao trabalho e às atividades normais no período de um a dois meses após a operação.

Leia a nota na íntegra:

Boletim Médico

São Paulo, 08 de setembro de 2018.

O candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, internado no Hospital Israelita Albert Einsteinna manhã de ontem, 7, mantém-se consciente e em boas condições clínicas.

O paciente permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sem nenhuma intercorrência nas últimas 24 horas. Os exames de imagem e laboratoriais realizados durante avaliação médica mostraram resultados estáveis. Encontra-se em boas condições cardiovascular e pulmonar, sem febre ou outros sinais de infecção. Mantém jejum oral, recebendo nutrientes por via endovenosa.

Está mantida a continuidade no tratamento clínico com boa evolução, sem necessidade de procedimento no momento. Hoje, Jair Bolsonaro será movimentado do leito para a poltrona.

Dr. Antônio Luiz Macedo, cirurgião

Dr. Leandro Santini Echenique, clínico e cardiologista.

Dr. Miguel Cendoroglo, Diretor Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein

https://br18.com.br/wp-content/uploads/sites/683/2018/09/WhatsApp-Audio-2018-09-08-at-12.58.52-_1_.mp3

Fonte: Estadão
Créditos: Estadão Conteúdo