"Democracia em Vertigem"

OSCAR 2020: Petra Costa e equipe fazem protesto no tapete vermelho

Diretora de "Democracia em Vertigem" e colegas levantaram cartazes abordando temas como a proteção de terras indígenas, críticas ao governo Bolsonaro e questionamentos sobre a morte de Marielle Franco

 

Representante do Brasil no Oscar 2020 com Democracia em Vertigem, a cineasta Petra Costa aproveitou o tapete vermelho para protestar por diferentes causas. Ela e sua equipe, além da líder indígena Sônia Guajajara, levantaram cartazes com as hashtags #ActfortheAmazon (“lute pela Amazônia”) e #actfordemocracy (“lute pela democracia”), abordando temas como a defesa da proteção de terras indígenas, contra o governo de Jair Bolsonaro – que o grupo classificou como neofascista – e questionando a morte da vereadora carioca Marielle Franco.

Democracia em Vertigem concorria na categoria de melhor documentário, mas a estatueta ficou com Indústria Americana.

Marcado pelo tom intimista da narração da cineasta com imagens de bastidores, o longa de Petra Costa mostra seu ponto de vista sobre a turbulência política brasileira dos últimos anos. O filme parte dos anos de governo petista e chega aos protestos de junho de 2013, passando pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2018, e a eleição de Jair Bolsonaro à presidência.

Neta de Gabriel Donato de Andrade, um dos fundadores da Andrade Gutierrez, a diretora também expõe passagens de sua trajetória e de seus pais, que foram militantes de esquerda durante a ditadura militar.

View this post on Instagram

#ActfortheAmazon #actfordemocracy

A post shared by Petra Costa (@petracostal) on

 

Fonte: Gauchazh
Créditos: Gauchazh