Orçamento Democrático realiza audiências em Mamanguape e Guarabira

Reivindicações da população podem ser feitas através do credenciamento eletrônico

O Governo do Estado realiza, neste final de semana, mais duas audiências públicas do Orçamento Democrático, nas cidades de Mamanguape (14ª Região Georçamentária) e Guarabira (2ª). A audiência de Mamanguape acontece nesta sexta-feira (17), no ginásio poliesportivo da Escola Técnica e a de Guarabira, no sábado (18), no ginásio da Escola Estadual José Soares de Carvalho. As audiências terão início às 19 h e contarão com a presença do governador Ricardo Coutinho e toda a equipe de assessores do Governo.

Neste ciclo 2015 serão realizadas 16 audiências públicas, nas 14 regiões georçamentárias, envolvendo a participação das populações dos 223 municípios paraibanos. As regiões de Cajazeiras e Sousa foram as primeiras a receber as plenárias de consulta popular, no último final de semana.

As audiências do Orçamento Democrático são um espaço de diálogo direto da população com o Governo, com o objetivo de debater sobre as reivindicações populares e de prestar contas daquilo que vem sendo desenvolvido, em obras, ações e serviços, nas regiões.

As reivindicações da população podem ser feitas através do credenciamento eletrônico, nas audiências, onde as pessoas podem eleger até três obras, ações ou serviços que gostariam que fossem implementados em suas respectivas regiões. Essas reivindicações também podem ser feitas através de um aplicativo baixado para smartphones ou tabletes, por exemplo, disponível no dia e horário das audiências, no endereço eletrônico www.oddigital.pb.gov.br ou por meio de fala pública, no momento da realização da audiência.

Cada população regional também estará elegendo, através de terminais eletrônicos instalados nos espaços das audiências, aquela obra já realizada pelo Governo do Estado que seja considerada de maior relevância para a região. É uma consulta em forma de enquete, com resultado apresentado ainda durante a realização da audiência.

A audiência da 2ª Região Geoorçamentária é dividida em duas plenárias, em face do considerável número de municípios que a integram – 24 ao todo. Participam da audiência em Guarabira os municípios de Alagoinha, Araçagi, Cuitegi, Duas Estradas, Guarabira, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz e Sertãzinho. Os demais municípios da região comporão a audiência que acontecerá na cidade de Solânea, no dia 2 de maio.

Os municípios integrantes da audiência de Mamanguape são: Jacaraú, Pedro Régis, Mataraca, Lagoa de Dentro, Baía da Traição, Curral de Cima, Marcação, Rio Tinto, Itapororoca, Mamanguape, Capim e Cuité de Mamanguape.

As audiências do Orçamento Democrático Estadual se estenderão até o dia 13 de junho e podem ser acompanhadas, em tempo real, em transmissão ao vivo, pela internet, na página do Orçamento Democrático ( www.paraiba.pb.gov.be/odestadual ) ou pelas redes sociais.

Confira o calendário das próximas audiências regionais:

17/04 – Mamanguape

18/04 – Guarabira

01/05 – Esperança

02/05 – Solânea

11/05 – Catolé do Rocha

12/05 – Pombal

15/05 – Cuité

16/05 – Itabaiana

29/05 – Patos

30/05 – Campina Grande

08/06 – Itaporanga

09/06 – Princesa Isabel

12/06 – Sumé

13/06 – João Pessoa

Secom-PB