Planejamento

ORÇAMENTO DE 2020: as prioridades de João, Romero e Cartaxo na reunião com a bancada federal nesta terça

O objetivo é receber sugestões para emendas de bancadas para o orçamento 2020. 

A bancada federal paraibana recebe, nesta terça-feira (08), em Brasília, o governador João Azevêdo (PSB), os prefeitos de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV); de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), além de entidades e outros órgãos públicos. O objetivo é receber sugestões para a destinação das emendas de bancada no orçamento de 2020.

Além do governador e dos prefeitos, representantes de hospitais filantrópicos, entidades e universidades estarão presentes para reivindicar recursos nas áreas de saúde e educação.

O governador João Azevêdo deve participar do Fórum de governadores pela manhã e estará presente na reunião com a bancada, no período da tarde. Na bagagem, ele vai levar argumentos sobre a divisão de recursos da União com os estados. “Vamos discutir no Fórum uma pauta federativa, com temas como a reforma da previdência e tributária. Em seguida, teremos uma reunião com toda a bancada paraibana, quando vamos discutir as emendas, dentro do orçamento da União para o ano que vem”, resumiu o socialista.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo vai reivindicar recursos para áreas como educação, mobilidade urbana e pavimentação. Para a educação, por exemplo, o prefeito busca recursos para a construção de dois novos Centros de Educação Integrada (CEI). “Já temos mais de 20 mil alunos no ensino integral e a ideia e ampliar cada vez mais este serviço, sobretudo com a construção dos novos centros em outras áreas da cidade”, explicou o prefeito.

Já a assessoria de comunicação da Prefeitura de Campina Grande destacou que Romero Rodrigues vai apresentar demandas, principalmente, para áreas como infraestrutura, saúde, educação e meio ambiente. “Vai pra reunião com uma série de projetos, mas só deverá definir a estratégia e pós-fato piroridades de acordo com o que ficar definido lá da metodologia na divisão do bolo. Leva na bagagem propostas para as áreas de infraestrutura, saúde, educação e meio ambiente”, informou.

Em entrevista ao Polêmica Paraíba, o coordenador da bancada, deputado federal Efraim Filho (DEM), ressaltou que receberão prioridades os pleitos mais necessários e mais bem detalhados durante o encontro com a bancada. As emendas coletivas somam cerca de R$ 247 milhões em recursos. “É importante esse momento de ouvir dos próprios órgãos e entidades, quais são suas prioridades, para que aqueles que entendermos que estão mais trabalhados, possam ser os contemplados na divisão dos recursos que a bancada federal faz para investimentos”, explicou.

A reunião deve contar com a presença dos deputados federais e dos três senadores paraibanos. O encontro vai acontecer às 17 horas, no plenário 14 da Câmara dos Deputados.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba