moralidade

O PAÍS TEM PRESSA: FHC defende ato de publicação de provas e investigação dos escândalos no sistema político

FHC defendeu que os fatos sejam apurados com maior exatidão. "É preciso saber com maior exatidão os fatos que afetaram tão profundamente nosso sistema político e causaram tanta indignação e decepção.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu, em nota divulgada no Facebook, que seja dada publicidade  às gravações e ao fundamento das acusações contra o senador Aécio Neves e disse que o País tem pressa com as investigações.  “A solução para a grave crise atual deve dar-se no absoluto respeito à Constituição”, escreveu o ex-presidente.

Sem citar diretamente os nomes do presidente Michel Temer (PMDB) e do senador Aécio Neves (PSDB-MG), FHC defendeu que os fatos sejam apurados com maior exatidão. “É preciso saber com maior exatidão os fatos que afetaram tão profundamente nosso sistema político e causaram tanta indignação e decepção. É preciso dar publicidade às gravações e ao fundamento das acusações. Os atingidos por elas têm o dever de se explicar e oferecer à opinião pública suas versões.”

O tucano afirmou, ainda, que é preciso ter “evidências”. “Se as alegações de defesa não forem convincentes, e não basta argumentar, são necessárias evidências, os implicados terão o dever moral de facilitar a solução, ainda que com gestos de renúncia. O país tem pressa. Não para salvar alguém ou estancar investigações. Pressa para ver na pratica medidas econômico-sociais que deem segurança, emprego e tranquilidade aos brasileiros. E pressa, sobretudo, para restabelecer a moralidade nas instituições e na conduta dos homens públicos.”

Fonte: Estadão