tratmento

No Dia Mundial do Câncer deputado Jeová Campos faz um grito de alerta sobre a demora de atendimento aos pacientes com câncer na PB

“Não é possível uma pessoa ter um diagnóstico de câncer em junho do ano passado e até hoje não ter iniciado o seu tratamento quimioterápico”, desabafou nesta terça-feira (04), o deputado estadual Jeová Campos.

“Não é possível uma pessoa ter um diagnóstico de câncer em junho do ano passado e até hoje não ter iniciado o seu tratamento quimioterápico”, desabafou nesta terça-feira (04), o deputado estadual Jeová Campos. Ele faz referência a um caso conhecido, mas que ficou corriqueiro na rede pública de saúde seja ela estadual ou municipal. E o alerta do parlamentar sobre a demora no atendimento aos pacientes com câncer na Paraíba acontece, justamente, no Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro. “Faço um grito de alerta às autoridades competentes em face da longa esperar que os pacientes com câncer na Paraíba estão tendo que enfrentar para iniciarem seus tratamentos”, reiterou o parlamentar.

Jeová lembrou que um dos aliados no sucesso do tratamento e cura dos pacientes com câncer é o diagnóstico precoce e o tratamento o mais rápido possível. “Essa é uma doença que avança com o tempo e o tempo de espera para começar o tratamento faz muita diferença em se curar ou morrer”, disse o deputado que conhece pessoas que estão há seis e quatro meses sem iniciar o tratamento mesmo com encaminhamento para os procedimentos. Segundo ele, o tempo médio de demora na Paraíba para começar o tratamento na rede pública é de quatro meses. “Isso é uma eternidade para quem tem um câncer. Os paraibanos hoje diagnosticados com câncer estão enfrentando longas filas e esperando muito tempo para iniciarem seus tratamentos”, disse ele, apelando para estado e prefeituras resolverem essa questão e para o Ministério Público ter um olhar para essa problemática atual.

O parlamentar fez uma observação positiva em relação ao trabalho do Hospital do Bem, unidade oncológica que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), e que vem prestado um serviço de qualidade, com excelentes resultados,  aos doentes que moram no sertão paraibano diagnosticados com câncer. “O Hospital do Bem, inaugurado no governo Ricardo Coutinho, vem prestando um serviço muito bom e com excelentes resultados aos pacientes oncológicos, mas, a unidade só atende quatro tipos de câncer, ou seja, de pele, útero, mama e próstata. Todos os outros tipos de câncer só tem tratamento em hospitais de Campina Grande ou João Pessoa”, destaca o parlamentar, lembrando que o hospital do Bem atua com ambulatório, quimioterapia, cirurgias, biópsias e exames de imagem, mas ainda não tem radioterapia.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba