Lá fora

'New York Times': Impeachment expõe hipocrisia da política no Brasil

nyt-hip

O processo para tirar a presidente Dilma Rousseff da Presidência expõe a hipocrisia das lideranças políticas brasileiras, segundo uma reportagem publicada pelo jornal norte-americano “The New York Times”.

A publicação destaca que Dilma não está sendo acusada de roubo, o que é “uma raridade entre as principais figuras políticas do Brasil”. Mesmo assim, ela vai ser julgada por muitos políticos que estão envolvidos em seus próprios escândalos.

“Muitos dos parlamentares mais ativos no movimento pelo impeachment estão enfrentando acusações sérias de corrupção, fraude eleitoral e abusos de direitos humanos, o que expõe um debate nacional sobre a hipocrisia entre os líderes brasileiros”, diz.

O jornal explica que o movimento pelo impeachment está ganhando força, e que vários dos partidos políticos na coalizão do governo abandonaram Dilma, deixando-a especialmente vulnerável.

Além disso, ressalta que a presidente se tornou muito impopular no país, especialmente por conta da crise econômica.

“Mesmo assim, alguns brasileiros alegam que o movimento pelo impeachment tem menos a ver com a corrupção do que com um esforço de legisladores com histórico questionável para trocar as lideranças no poder”, diz.

Fonte: The New York Times
Créditos: UOL