"Nunca aceitaria"

"Não temos 60 dias para esperar”, diz Lula sobre prazo dado por ministro da saúde para liberar vacina

Pazuello disse, em reunião com governadores, que esse seria o tempo para Anvisa avaliar imunizante; petista diz que pediria viabilização de análise mais rápida: “não temos 60 dias para esperar”

Em publicação numa rede social, na terça-feira (8), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “nunca” aceitaria que um ministro da Saúde ou diretor da Anvisa falasse em um “prazo de 60 dias” para terminar de avaliar uma vacina crucial “em meio a uma pandemia que já matou mais de 170 mil pessoas”.

Lula se refere ao prazo mencionado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião com governadores nesta terça-feira (8), para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) avalie uma vacina contra o novo coronavírus.

A reunião teve bate-boca de Pazuello com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), discutindo sobre a adoção ou não da CoronaVac. A dose, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, será fabricada pelo Instituto Butantan no Brasil. O órgão, ligado ao governo paulista, patrocina seus testes em voluntários no país.

Em sua publicação, Lula diz que “convocaria de imediato o ministro da Saúde para viabilizar um processo, com segurança e propriedade técnica, mas com a agilidade que o Brasil e o mundo precisam”.

O ex-presidente continuou, dizendo: “Hoje assistimos emocionados uma senhora de 90 anos ser vacinada pelo Sistema Público de Saúde Inglês e ela dizer comovida que iria poder visitar sua família no Natal”. Ele se referia a Margaret Keenan, mulher que completa 91 anos na próxima semana e foi a primeira pessoa vacinada contra o novo coronavírus no Reino Unido, na terça-feira.

“Quantas famílias não poderão encontrar os seus porque ainda não temos vacina para todos no Brasil?”, questionou o líder petista.

Lula afirmou: “Não temos 60 dias para esperar”. E finalizou: “Precisamos que o governo federal cumpra a sua obrigação: garantir vacinas eficazes e seguras para todas e todos pelo SUS”.

Veja a publicação de Lula:

Fonte: Revista Fórum
Créditos: Polêmica Paraíba