Mudança partidária

Na presença de lideranças nacionais, João Azevêdo se filia ao PSB: "Vamos fazer que o PSB volte a ser o maior partido do Estado"

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou nesta quinta-feira (24) o evento de filiação do governador João Azevêdo à legenda. João optou por voltar ao partido no último domingo (20) após sua antiga agremiação, o Cidadania, aprovar uma federação partidária com o PSDB, oposição ao governo na Paraíba.

Estiveram presentes no evento de filiação lideranças do PSB, a exemplo do presidente nacional Carlos Siqueira, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) e o prefeito de Recife, João Campos (PSB). Ainda, a ala do Partido dos Trabalhadores (PT) que defende a aliança do seu partido com o atual governador, também marcou presença no local.

O presidente estadual da legenda, deputado federal Gervásio Maia (PSB), abriu o evento parabenizando o partido pela chegada do governador, afirmando que a legenda se tornará a maior do Estado. Ainda, criticou o governo federal e deixou uma indireta aos rivais políticos de Azevêdo.

“Quero abraçar o mais novo filiado e quero dizer que a partir de agora o PSB vai ser o maior partido do estado da Paraíba […]. Eu tenho certeza que por essa o povo do lado de lá não esperava”, falou.

Em seguida falou o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira. Ele elogiou o mandato de João Azevêdo à frente da Paraíba e ainda destacou que o partido caminhará ao lado do ex-presidente Lula na disputa presidencial, desejo de Azevêdo.

“Quero expressar minha enorme alegria e satisfação por estar aqui. Essa alegria é geral. Não é um retorno qualquer. É o retorno de uma liderança que tem o afeto do povo paraibano. Ele governa para melhorar a educação, a saúde, segurança, infraestrutura. Governa para levar a Paraíba para o caminho do progresso, para melhorar a vida das pessoas que recebem políticas públicas de qualidade”, falou.

“Nós o recebemos de braços abertos, com alegria, com satisfação e porque sabemos que ele honra o nosso partido, mas sobretudo, os homens e mulheres da Paraíba. Seja muito bem-vindo, esta é sua casa”, emendou Siqueira.

Posteriormente, discursou o deputado federal Frei Anastácio (PT). Ele iniciou sua fala incitando o coro “João aqui, Lula lá”, e falou que o PT é aliado do governador desde sua eleição, ainda em 2018.

“O PT se sente feliz por estar nesse evento construindo a reeleição do governador João Azevêdo. Já na sua eleição nós estávamos juntos. João Azevêdo, o PT não chega por acaso. O PT chega como grande aliado da sua reeleição”, discursou.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, que é filiado ao PSB mas irá se transferir para o Republicanos na próxima janela partidária, afirmou que seu novo partido “é 100% João Azevêdo”, e disse que é momento de luta, união e trabalho em prol de João e de uma Paraíba melhor.

O deputado federal Julian Lemos (União Brasil) também discursou. Ele revelou que recebeu do próprio João Azevêdo o convite de participar do evento e que estará junto de João para as eleições deste ano.

“Ao contrário do que muitos pensam, é possível estar ao lado de quem pensa diferente”, declarou.

“João é alguém que me surpreendeu quando fez uma visita em meu gabinete. Passei a conhecer João. Uma pessoa de sensibilidade social profunda, de muita responsabilidade, e que muitas vezes é injustiçado”, elogiou Julian.

Por último, discursou o governador João Azevêdo. O governador destacou vários avanços durante a sua gestão, criticou o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e destacou a alegria e a responsabilidade de voltar ao PSB.

“Alegria extraordinária para mim. É muito mais que um simples ato de filiação. Para mim era fundamental que nós estivéssemos juntos com o povo. Já dizia um grande escritor nosso, José Américo: ‘Ninguém se perde no caminho da volta. Voltar é uma forma de renascer’, e é isso a minha sensação neste momento, o que me move”, iniciou.

“Irei retornar ao PSB, partido onde gigantes da política já passaram. Para mim é uma alegria extraordinária dizer que nós estamos voltando. Isso não é apenas um ato de filiação, é uma renovação de compromisso. Fazer que o PSB volte a ser o maior partido do estado da Paraíba, é um compromisso que assumo diante do presidente nacional”, continuou.

Azevêdo ainda voltou a defender apoio à Lula nas eleições presidenciais.

“Nós temos a obrigação de resgatar e oferecer esperança para o povo, crença de que dias melhores virão. Esse resgate da cidadania, da humanidade, da verdade que precisa ser colocada nas falas, ela só virá com outro compromisso, que talvez seja maior que a minha própria reeleição, que é a eleição do ex-presidente Lula. É isso que nós estamos renovando neste momento”, falou.

Durante a solenidade, foram exibidos vídeos de parabenização e boas-vindas do senador Ranfolfe Rodrigues (Rede); do presidente nacional do PV, José Luis Pena; da vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos; e do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB).

Também discursaram no palco o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), a ex-vereadora de João Pessoa e presidente municipal do partido em João Pessoa, Sandra Marrocos; o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (que também se filia ao PSB); o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos); o prefeito de Recife, João Campos (PSB), e o governador de Pernambuco,  Paulo Câmara (PSB).

Veja imagens do evento:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba