Preocupação com variante

NA PARAÍBA: MPs recomendam a governador e prefeitos que não realizem festas de fim de ano e carnaval com dinheiro público

O Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público de Contas (MPC-PB) assinaram uma recomendação conjunta para que o governador João Azevêdo (Cidadania) e os prefeitos dos 223 municípios paraibanos não utilizem dinheiro público para realizar as festas de fim de ano e de carnaval.

Segundo os órgãos, o gasto é incompatível com o estado de calamidade pública decretado por conta da pandemia da Covid-19 em vigência na Paraíba.

A recomendação abrange a abstenção de execução de gasto público direto ou indireto (como a concessão de ajuda, auxílio ou transferência de recursos públicos) para promover, no todo ou em parte, mesmo que indiretamente, festividades de final de ano, prévias carnavalescas, carnavais e shows em ambientes abertos ou fechados.

Variante ômicrom

Os Ministérios Públicos levaram em consideração o surgimento da variante ômicron, classificada como “variante de preocupação” pela Organização Mundial de Saúde (OMS), podendo causar aumento de transmissibilidade ou alteração no atual momento epidemiológico do Estado.

Os MPs ressaltam que a OMS lançou alerta para a situação preocupante na Europa, que poderá perder mais de meio milhão de vidas até fevereiro de 2026, e consideram também que não é possível excluir a possibilidade da pandemia voltar a crescer no Brasil, nos próximos meses e durante o ano de 2022, ocasionando aumento de casos e óbitos, semelhantemente ao que acontece em outros países.

Os gestores têm cinco dias para informar ao Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), o acatamento ou não da recomendação conjunta expedida.

O não acatamento poderá implicar na adoção de providências administrativas e judiciais cabíveis. Os MPs enfatizam, por fim, que a recomendação tem natureza preventiva e corretiva, na medida em que seu escopo é o cumprimento da legislação vigente no contexto da pandemia.

Clique aqui e confira a recomendação conjunta emitida pelos Ministérios Públicos.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba