estatística

NA BUSCA DA SUCESSÃO: Veja o desempenho nas pesquisas dos candidatos dos governadores do NE que não irão para a reeleição neste ano

Cinco dos nove governadores nordestinos não irão disputar a reeleição neste ano, seja por já exercerem seu segundo mandato, seja por decisão do seu partido ou até por decisão própria.

Diante disso, o Polêmica Paraíba levantou quem são os cinco pré-candidatos a governador que esses governadores apoiam para a sua sucessão, e como está o desempenho desses candidatos nas mais recentes pesquisas eleitorais divulgadas até o fechamento desta matéria.

Confira a seguir a situação de cada um desses cinco estados, elencados em ordem alfabética:

Bahia

Na Bahia, o atual governador Rui Costa (PT) irá apoiar o candidato do seu partido Jerônimo Rodrigues (PT). No entanto, a mais recente pesquisa publicada até então (BA-04724/2022) mostra que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), tem grandes chances de vencer já em primeiro turno. Ele detém 61,1% das intenções de voto. Jerônimo aparece em segundo, com 11,73%.

Ceará

No Ceará, a não indicação por parte do PDT da atual governadora Izolda Cela para disputar a reeleição gerou um conflito que resultou na sua desfiliação do partido. Com a saída, Izolda deverá apoiar o candidato petista Elmano de Freitas (PT).

Na pesquisa mais recente (CE-05080/2022), Elmano ainda não era pré-candidato a governador. Ele foi lançado somente após o imbróglio envolvendo o PDT e o PT estaduais, que causou no rompimento entre as duas siglas.

Pernambuco

Em Pernambuco, o atual governador Paulo Câmara (PSB) apoiará o deputado federal Danilo Cabral (PSB) na sua tentativa de se eleger governador. Na pesquisa mais recente (PE-05576/2022), no entanto, Danilo aparece apenas em quinto lugar, com 4% das intenções de voto.

Ele está atrás de Anderson Ferreira (PL), com 6%; Miguel Coelho (União), com 10%; Raquel Lyra (PSDB), com 13% e Marília Arraes (SD), com 36%.

Piauí

A atual governadora Regina Sousa (PT) irá apoiar seu colega de partido Rafael Fonteles (PT) na corrida eleitoral para o cargo de governador do Piauí. Segundo a mais recente pesquisa divulgada para o cargo no estado (PI-02383/2022), Rafael está em segundo lugar, com 30,7% das intenções de voto. O primeiro é Sílvio Mendes (União), com 42,2%.

Sergipe

O governador Belivaldo Chagas (PSD) também irá apoiar a solução caseira do seu partido, que tem o pré-candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD). No último levantamento publicado (SE-01090/2022), Mitidieri também está em segundo, com 15% das intenções de voto. O primeiro é Valmir de Francisquinho, com 25,9%.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba