exonerações

Ministros que votarão denúncia contra Temer no plenário serão exonerados nesta sexta

O Diário Oficial da União desta sexta-feira virá recheado de exonerações de ministros do governo Michel Temer, que voltarão à Câmara dos Deputados para votar a favor do presidente na denúncia que enfrente por obstrução de justiça e organização criminosa

BRASÍLIA – O Diário Oficial da União desta sexta-feira virá recheado de exonerações de ministros do governo Michel Temer, que voltarão à Câmara dos Deputados para votar a favor do presidente na denúncia que enfrente por obstrução de justiça e organização criminosa. Entre as exonerações estará a do ministro Antonio Imbassahy, responsável pela articulação política do governo.

Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, a volta antecipada dos ministros, em especial a de Imbassahy, vai facilitar a negociação, junto à base aliada, da distribuição das emendas que caberá a cada parlamentar apresentar ao projeto do Orçamento de 2018, cujo prazo termina no fim de outubro.

Outros ministros que comandam pastas com orçamento robusto, como Bruno Araújo, das Cidades, também terão papel importante na negociação.

A distribuição dessas emendas para 2018 é especialmente importante por se tratar de ano eleitoral, no qual vários dos ministros devem concorrer a cargos eletivos. A promessa de obras, determinadas pela distribuição das emendas, “vale ouro” durante as campanhas, disse um assessor de Temer.

Quando Temer enfrentou a primeira denúncia, os ministros-deputados só foram exonerados no dia da votação no plenário da Câmara. Desta vez, eles retornam ao Parlamento quase uma semana antes do embate final, que deverá acontecer na próxima quarta-feira.

Fonte: Extra