ANTECIPOU

Ministro do Turismo, do PMDB e aliado de Temer, pede demissão do governo  

A decisão do ministro foi oficializada minutos após o PMDB fechar questão sobre o desembarque do governo, que será oficializado nesta terça (29).

Henrique-Alves
Henrique Eduardo Alves (PMDB) quando tomou posse do ministério do Turismo, em abril de 2015

O ministro Henrique Eduardo Alves (Turismo) redigiu carta em que pede demissão do governo Dilma Rousseff. O peemedebista, próximo ao grupo do vice-presidente Michel Temer, é o primeiro dos sete integrantes do partido a pedir para deixar o primeiro escalão do governo da petista.

A decisão do ministro foi oficializada minutos após o PMDB fechar questão sobre o desembarque do governo, que será oficializado nesta terça (29).

Na carta, Henrique Eduardo Alves cita o vice-presidente e diz que “o momento nacional coloca agora o PMDB, meu partido há 46 anos, diante do desafio de escolher o seu caminho, sob a presidência de meu companheiro de tantas lutas, Michel Temer”.

“Todos —o governo que assumi e o PMDB que sou— sabem que sempre prezei o diálogo permanente. Diálogo este que –lamento admitir– se exauriu”, diz o ministro na carta.

Henrique Alves encerra o documento dizendo que pede demissão por “coerência” e cita a “luta por um Brasil melhor”. Ele ainda menciona a lealdade ao PMDB ao se dirigir diretamente a Dilma na carta de demissão.

“Estou certo de que sendo a senhora [Dilma] alguém que preza, acima de tudo, a coerência ideológica e a lealdade ao seu próprio partido, entenderá minha decisão”.

Fonte: FOLHA
Créditos: Pedro Ladeira