Ministério Público firma parceria com 39 municípios paraibanos para combater as drogas nas escolas

Projeto estratégico está sendo desenvolvido por 28 Promotorias de Justiça, abrangendo 79 municípios do estado

qualificação gestores

Representantes de 39 municípios paraibanos, entre prefeitos e secretários da Educação, atenderam à solicitação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e participaram, na tarde desta quinta-feira (9), de uma reunião realizada na sede do MPPB em João Pessoa para conhecer e firmar termo de cooperação para desenvolver nas escolas públicas de suas cidades o Curso do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas).

A reunião desta quinta-feira integra as atividades do projeto ‘Todos Contra as Drogas’, do Plano Estratégico do Ministério Público da Paraíba e coordenado pelos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caops) da Educação, da Cidadania e da Criança e Adolescente. Esse projeto estratégico está sendo desenvolvido por 28 Promotorias de Justiça, abrangendo 79 municípios do estado da Paraíba.

A abertura do evento, realizado no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) em João Pessoa e com a presença dos 28 promotores de Justiça que aderiram ao projeto, foi realizada pelo procurador de Justiça Valberto Cosme de Lira e pela promotora de Justiça Ana Carolina Coutinho Ramalho Cavalcanti, respectivamente, coordenadores do Caop da Cidadania e do Caop da Educação.

A primeira palestra da reunião, ‘Prevenção ao Uso de Drogas: a escola na rede de cuidados’, foi proferida pela psicóloga Valéria Cristina da Silva Oliveira, docente do Centro Regional de Referência para formação de profissionais que atuam na área de álcool e outras drogas. Ela também é mestranda em prevenção e assistência aos usuários de álcool e outras drogas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Tratando sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, a segunda palestra da tarde foi proferida pela capitã-PM Polyanna Laura Sena Amaral, coordenadora estadual do Proerd na Paraíba, sob a responsabilidade da Polícia Militar. “O objetivo dessa reunião foi para que os prefeitos e secretários fossem capacitados e passem a conhecer esse projeto, para depois firmarem termo de cooperação para o desenvolvimento do Curso do Proerd”, explicou a promotora de Justiça Ana Carolina Ramalho.

MPPB