dinheiro público

MESMO COM VETO PRESIDENCIAL: Centrão quer tempo na TV e fundo partidário para pagar multas

Partidos querem mudar Reforma Partidária

Fachada do Congresso Nacional, em Brasília (DF) Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo
Fachada do Congresso Nacional, em Brasília (DF) Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo

Líderes partidários do centrão na Câmara dos Deputados articulam para conseguir derrubar todos os vetos impostos pelo presidente Jair Bolsonaro à reforma partidária. Entre os itens vetados, está a previsão  de que o fundo eleitoral será fixado a cada ano pela lei orçamentária.

A estratégia do centrão, formado pelo DEM, PP, PL e Solidariedade, é pedir que Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, inclua a reforma partidária na sessão do Congresso Nacional, agendada para a quarta-feira da semana que vem. Qualquer mudança na lei deve ser promulgada até o início de outubro para valer até as eleições municipais do ano que vem.

Segundo um interlocutor de Davi ouvido pelo GLOBO, o presidente do Senado já considera a possibilidade de adiantar a sessão do Congresso para terça-feira que vem para derrubar os vetos. A mudança no calendário pode atrasar novamente a tramitação da reforma da Previdência.

A lei previa um mínimo de R$ 1,7 bilhão para o fundo eleitoral de 2017, mas não estipulou como ficaria nos anos seguintes. O presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) está entre os que argumentam que, para criar o fundo e garantir o financiamento público das eleições em 2020, era necessário aprovar um novo parâmetro.

Também foi vetada a recriação da propaganda partidária na televisão, a permissão do uso do fundo partidário para pagamento de multas, além da mudança do momento em que as candidaturas são avaliadas pela Justiça Eleitoral, que abria a possibilidade de eleição de políticos ficha-suja.

Bolsonaro sancionou na lei prática que, hoje, é considerada caixa dois: o pagamento de advogados e contadores por terceiros, sem passar pelo caixa oficial das campanhas. Na avaliação de especialistas em transparência de gastos públicos, a mudança abre brecha para a lavagem de dinheiro.

Fonte: O Globo
Créditos: Natália Portinari, Naira Trindade e Daniel Gullino