'de mãos dadas'

Manuela cita poema de Drummond e diz que vai 'de mãos dadas' com Lula

Em publicações em seu perfil no Facebook, a ex-candidata ao Planalto usou um trecho do poema "Mãos Dadas", de Carlos Drummond de Andrade, e fotos em que aparece com Lula

Após o PCdoB abrir mão de sua candidatura e se aliar à chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) manifestou-se pela primeira vez no início da tarde desta segunda-feira (6). Em publicações em seu perfil no Facebook, a ex-candidata ao Planalto usou um trecho do poema “Mãos Dadas”, de Carlos Drummond de Andrade, e fotos em que aparece com Lula.

O trecho do poema selecionado por Manuela diz:

“Estou preso à vida e olho meus companheiros

Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças

Entre eles, considero a enorme realidade 

O presente é tão grande, não nos afastemos

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas”

Na noite de domingo (5), o PCdoB e o PT anunciaram um acordo em que formam uma aliança em torno da candidatura petista ao Planalto. Na mesma ocasião, os petistas anunciaram que o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) será o vice na chapa encabeçada por Lula.

Como o ex-presidente está inelegível em função de sua condenação, em segunda instância, por corrupção e lavagem de dinheiro, o que o enquadra na lei da Ficha Limpa, Lula deverá ser barrado da disputa pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Nesse cenário, Haddad assumiria a cabeça de chapa e Manuela, apareceria como vice.

https://www.facebook.com/manueladavila/posts/2917252884989819

Haddad cresce como ‘candidato de Lula’

Nos levantamentos em que o nome de Haddad é citado como candidato de Lula ao Planalto, o ex-prefeito paulistano ganha cerca de dez pontos percentuais em relação ao cenário em que seu nome não é atrelado ao líder petista.

Apesar de ter sido oficializado como candidato do PT no último sábado (4), Lula está inelegível em função da condenação em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do tríplex. Em setembro, Haddad deverá assumir a cabeça de chapa caso o PT não consiga reverter a inelegibilidade de Lula junto ao TSE.

A transferência de votos de Lula para Haddad foi testada em pesquisas encomendadas pela corretora XP e realizadas, semanalmente, pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas). Os levantamentos são destinados a investidores do mercado financeiro.

 

No último levantamento, divulgado na sexta-feira (3), o ex-prefeito aparece com 2% das intenções de voto quando seu nome não é ligado a Lula. Ele fica atrás de Jair Bolsonaro (PSL, com 22%), Marina Silva (Rede, 11%), Ciro Gomes (PDT, 10%), Geraldo Alckmin (PSDB, 10%), Alvaro Dias (Podemos, 5%), e empatado com Manuela D’Ávila (PCdoB) e Henrique Meirelles (MDB).

Ao ser apontado como candidato do ex-presidente, Haddad salta para 13%, e fica atrás apenas de Bolsonaro, que registra 20%. O terceiro lugar é dividido entre Marina e Alckmin, com 9% cada um.

A pesquisa, registrada no TSE como BR-06820/2018, ouviu 1.000 pessoas por telefone entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nas semanas anteriores, o salto de “Haddad apoiado por Lula” nas pesquisas oscilava entre 9 e 11 pontos percentuais. O instituto começou a avaliar a transferência de votos de Lula para Haddad semanalmente a partir do início de junho. Sozinho, Haddad nunca deixou a faixa de 2% de intenções de voto.

Em suas pesquisas, outros institutos não chegaram a fazer análises com Haddad como candidato de Lula. A pergunta usual era se o eleitor, em um cenário sem o ex-presidente, apoiaria um candidato indicado por Lula, mas não citava nomes.

Lula será registrado candidato em 15 de agosto. Apenas a partir dessa formalização é que o TSE irá analisar a candidatura do ex-presidente.

Fonte: Uol
Créditos: Uol