marcha contra o fascismo

Ato pró-democracia tem confronto entre manifestantes e PM na Avenida Paulista - VEJA VÍDEO

Protesto foi organizado por torcidas organizadas de times de futebol, entre elas do Corinthians. PM usou bombas de efeito moral para dispersar torcedores que entraram em confronto com bolsonaristas

A Avenida Paulista, no centro da capital paulista, estava tendo ato e marcha contra o fascismo e a favor da democracia na tarde deste domingo (31), segundo informou a assessoria de imprensa da Polícia Militar (PM). Vídeo que circula nas redes sociais mostra os manifestantes gritando “democracia, democracia”.

O ato foi organizado por torcidas organizadas de futebol, entre elas a do Corinthians. Pelo menos dois confrontos ocorreram durante o ato, que seguia pacífico até o início desta tarde. A primeira confusão foi entre os torcedores e bolsonaristas, segundo policiais militares.

O segundo confronto foi entre os torcedores e a PM. Nas duas ações, policiais usaram bombas de efeito moral e avançaram contra os manifestantes para dispersar os tumultos.

De acordo com a corporação, pessoas começaram a se reunir pela manhã no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), e depois caminharam pela Paulista.

Segundo a PM, um grupo da Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians, entrou em confronto com um grupo rival, e policiais militares intervieram com bombas de efeito moral para dispersar o tumulto. A Polícia Militar não soube informar se o grupo rival era de outra torcida ou de apoiadores de Bolsonaro, que se encontram perto do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Segundo a PM, pessoas usando camisetas amarelas e simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro também estavam circulando pela região. Por esse motivo, existia o risco de tumulto entre os manifestantes. Entre os atos que ocorriam perto da Avenida Paulista tem os que pedem a reabertura do comércio durante a pandemia.

Fonte: G1
Créditos: G1