De volta ao jogo

Lula unifica partidos e vai evitar uma esquerda dividida, avalia PT

Forma como Lula voltaria à política, com anulação de sentenças de corrupção, seria um ativo importante contra as acusações

Uma eventual, e provável, candidatura do ex-presidente Lula em 2022 deve unificar a esquerda e enfraquecer nomes do mesmo campo político que vinham tentando se consolidar a disputa, é o que avalia a cúpula do Partidos dos Trabalhadores (PT). Segundo dirigentes da sigla disseram à CNN, nomes como Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela D’ávila (PCdoB) tendem a retirar seus nomes caso Lula seja candidato. O partido também tentaria atrair o PSB, e o único problema até então é o PDT.

Além disso, o partido entende que a decisão reposiciona Lula no jogo num momento em que o país já não o considerava mais como alternativa política em uma eleição presidencial. Petistas dizem que Lula tem interesse em se candidatar e que a forma como ele voltaria à política, com a anulação de sentenças de corrupção, seria um ativo importante contra as acusações.

Nesse sentido, o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, afirmou que “O PSOL vai trabalhar ao longo do ano de 2021 pela unidade das esquerdas. Antecipar o debate sobre nomes pode mobilizar a militância dos partidos, e é legítimo, mas não ajuda na construção de uma saída comum. Não é hora de discutir nomes, e sim projetos”, afirmou.

No entanto, o vice-presidente nacional do PDT, André Figueiredo, afirmou que “Ciro será candidato de qualquer jeito”.

Fonte: CNN
Créditos: Polêmica Paraíba