opinião

LULA LIVRE, MAS NÃO CANDIDATO: confusão entre desembargadores fortalece estratégia do PT

“O PT tem o trabalho de evitar que os votos de lula se dispersem”

O professor universitário e cientista político Flávio Lúcio Vieira disse na manhã desta segunda-feira, 09, que o imbróglio entre juristas acerca da soltura ou manutenção da prisão do ex-presidente Lula deixou mais clara a condição de “perseguição política que o petista sofre por parte da Justiça”.

Em entrevista ao Polêmica Paraíba, ele disse que “a situação continua indefinida em relação a Lula, mesmo ele tendo conseguido o pedido de liberdade ontem a gente continua em dúvida se ele pode ser candidato ou não, devido a Lei da Ficha Limpa”.

Para o professor, se for solto, Lula terá mais força eleitoral, “facilitaria também o crescimento de um candidato apoiado por ele”, destacou, Flávio Lúcio Vieira seguiu dizendo que “a decisão de ontem abre, ainda mais, o caminho para ele vir a ser solto pelo STF (Supremo Tribunal  Federal), a questão está em aberto”.

Flávio Lúcio diz que a estrategia do PT, para as eleições deste ano, “já está delineada”. Ele detalha que “a estrategia é apostar ao maximo na vitimização de Lula, como preso político e ontem fortaleceu ainda mais essa estratégia, os próprios juizes fazem campanha para ele, o juiz Sérgio Moro é o principal, que tem a intenção de atingi-lo”.

Mesmo reconhecendo a legitimidade do pedido de liberdade do ex-presidente, o cientista político afirma que não acredita que Lula poderá seguir com a candidatura até o dia 7 de outubro, nas urnas. “Ele deve ser pego na questão da Ficha Limpa, ele anunciaria o substituto, mas pode acontecer que Lula seja solto até lá e, acredito, que esse clima já está sendo criado no STF, aconteceu com vaccari e com Dirceu”.

Questionado sobre o indicado por Lula para representar o PT nas eleições, Flávio Lucio disse que o nome mais indicado para a função é o ex-ministro Fernando Haddad, “que é um intelectual e não tem posições radicais”.

Por fim, Flávio Lúcio afirmou que “o PT tem o trabalho de evitar que os votos de lula se dispersem”.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba