inerte diante do desastre

Lula critica "cretinice" do governo no Nordeste: 'Até agora Bolsonaro não pôs os pés lá'

O ex-presidente Lula criticou a posição do governo Bolsonaro (PSL) diante do desastre ambiental causado pelo óleo que atinge o litoral nordestino desde agosto em entrevista ao Portal “Brasil de Fato” na última quarta-feira (23).

“Não queremos saber de onde é o óleo, se é da Venezuela, brasileiro, iraquiano, iraniano ou é russo […] Nós queremos saber que o óleo está atingindo as praias brasileiras, que é uma das fontes de riqueza e geração de emprego no Brasil através do turismo e que, até agora, há 60 dias, o presidente não pôs os pés lá, não foi lá”, diz Lula.

A falta de transparência do governo sobre o desastre ambiental, de proporções ainda incalculáveis, foi duramente criticada. Além disso, a administração Bolsonaro não colocou em prática um plano de ação elaborado para conter situações como essas porque o colegiado responsável foi extinto em abril deste ano.

“Ontem eu vi o ministro do Meio Ambiente [Ricardo Salles] dizer [que] o óleo é da Venezuela. Quem quer saber de onde é o óleo, meu Deus do céu? Se for dos Estados Unidos é bom? Se for de Israel é bom? Não […] Isso é de uma cretinice muito grande. E nós estamos vendo isso, sabe?”, afirma Lula.

As manchas de óleo surgiram inicialmente na cidade de Conde, no litoral Sul da Paraíba.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba