ATENÇÃO

Luciano entrega escola em novo padrão e destaca atendimento às crianças com necessidades especiais

Entrega faz parte das 50 novas obras e ações anunciadas

cartaxoO novo modelo de Educação em tempo integral que está sendo implantado em João Pessoa foi apresentado hoje aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Radegundis Feitosa, no bairro do José Américo. O local passou por reforma e foi totalmente climatizado, atendendo a mais uma demanda do Orçamento Participativo da Criança e do Adolescente. “Estamos adotando em João Pessoa um modelo de educação inclusivo, que oferece qualidade e conforto a todos os alunos, mas que também lança um olhar especial àquelas crianças que precisam de maior atenção para o seu desenvolvimento”, ressalta o prefeito Luciano Cartaxo

A escola Radegundis Feitosa atende a 345 alunos, com aulas em tempo integral. Deste total, 43 alunos tem um acompanhamento especial, por serem portadores de algum tipo de necessidade. Hoje, a rede de ensino municipal atende a mais de 300 crianças com necessidades especiais, em todas as suas unidades escolares. Mais de 300 cuidadores atuam nestas escolas.

A exemplo do que ocorre nas demais unidades, os 43 alunos com necessidades especiais da unidade de ensino estão integrados às turmas regulares, e assistem às aulas junto aos demais estudantes. No entanto, recebem um reforço de aprendizado e contam com a atenção de 09 cuidadoras, para atividades de desenvolvimento psicomotor, auxílio à alimentação, higiene, dentre outras atividades.

“Nosso papel é acompanhar as crianças desde a entrada da escola, atendendo às necessidades que os professores e até os pais nos apresentam”, explica a cuidadora Dijacele Henrique. Ela diz que após assistirem às aulas regulares, as crianças com necessidades especiais vão para a Sala de Recurso Multifuncional, onde recebem acompanhamento para preparar as lições escolares e para desenvolver atividades de estimulo físico e psicológico.

Ainda segundo a cuidadora, a parceria com os pais tem sido um aliado importante para a realização deste trabalho e o desenvolvimento das crianças. “Temos uma relação de cumplicidade, pois os pais aplicam em casa o que ensinamos e nós nos orientamos também pelo que eles acompanham de seus filhos no dia a dia”, comemora.

Aluno do 4º ano e com dificuldades de audição e motora, Carlos Eduardo, de 13 anos, é um exemplo do acerto desta parceria entre família e escola. Sua mãe, Maria das Dores, diz que entrega diariamente o seu filho à unidade escolar com a certeza de que ele vai receber o melhor tratamento. “A atenção e o cuidado que ele tem aqui, tanto dos profissionais e colegas da sala de aula, nos ajuda muito a enfrentar os desafios. Quando está adoentado ou precisa ir ao médico, ele chega a chorar para ir pra escola “, revela.

Além do acompanhamento dos cuidadores, as crianças com necessidades especiais contam com serviço de transporte escolar.

NOVO PADRÃO – Com investimentos da ordem de R$ 400 mil, a escola Radegundes Feitosa recebeu novos laboratórios de informática e de robótica. A unidade teve, ainda, todas as salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, entre outros ambientes, totalmente climatizados. Além disto, recebeu a reposição de janelas, vidros e colocação de película fumê.

“Hoje estamos tendo essa oportunidade de entregar essa escola dentro desse novo padrão, desse conceito de qualidade das nossas escolas. Com essa climatização estamos proporcionando um ensino aprendizagem melhor para nossos alunos. Investimos na infraestrutura como um todo. E vamos trabalhar cada vez mais com essa perspectiva de qualificar nossa educação”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo durante a inauguração.

A entrega faz parte das 50 novas obras e ações anunciadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa até o mês de agosto, quando o município irá comemorar 431 anos de fundação. Nos próximos dias, o prefeito seguirá com visitas técnicas às cinco novas unidades de escola em tempo integral que a Prefeitura está construindo.

Fonte: Secom-JP