Banco Cidadão

Luciano Cartaxo recebe dois Prêmios Prefeito Empreendedor do Sebrae

O anúncio foi feito durante solenidade no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, em João Pessoa, na qual o prefeito foi representado pela primeira-dama, Maísa Cartaxo, e pelo secretário de Comunicação, Diego Tavares.

41606e3f-15a8-45c0-b663-ba581fa21fb8

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, recebeu na noite desta quarta-feira (13) o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor concedido pelo projeto ‘Banco Cidadão’, na categoria Desburocratização e Formalização. A gestão também conquistou o segundo lugar geral na categoria Melhor Projeto pela iniciativa ‘Sereias da Penha’.

 

O anúncio foi feito durante solenidade no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, em João Pessoa, na qual o prefeito foi representado pela primeira-dama, Maísa Cartaxo, e pelo secretário de Comunicação, Diego Tavares.

 

Em sua 9ª edição, o prêmio homenageia projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.

 

Cumprindo agenda administrativa em Brasília, o prefeito Luciano Cartaxo comemorou o prêmio por partir de uma entidade respeitada como o Sebrae e por demonstrar o acerto da gestão em relação às ações do Banco Cidadão e das Sereias da Penha.

 

O Banco Cidadão da Prefeitura Municipal de João Pessoa incentiva o desenvolvimento e a criação dos pequenos negócios da cidade por meio de microcrédito, capacitação e acompanhamento técnico. A ação é voltada aos residentes da Capital e contempla os projetos com empréstimos de até dez salários mínimos. Além disso, promove cursos gratuitos de gestão empresarial e orienta micro e pequenos empresários na confecção de um plano de negócio. Nos três últimos anos, a Prefeitura de João Pessoa ampliou o volume de investimentos, chegando ao valor recorde de R$ 28,3 milhões, em quase 7 mil projetos.

 

“Esse volume de investimentos, voltados para os micro e pequenos empreendedores, revela o tratamento prioritário que damos a esta área, que é a que gera mais emprego e renda no Brasil e em João Pessoa”, resumiu Cartaxo, direto de Brasília.

 

Já o projeto Sereias da Penha é voltado para artesãs da Praia da Penha e capacitou mulheres na produção de peças artesanais feitas com fios de cobre, nylon e escamas de peixe. A iniciativa teve a parceria do estilista Ronaldo Fraga, com apoio do Sebrae/PB e Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB).

 

Madrinha das Sereias da Penha, Maísa Cartaxo dedicou o reconhecimento do Sebrae a todas as mulheres do projeto, lembrando as lições de vida que obteve das artesãs. “São mulheres que tecem com os fios da coragem e da perseverança os caminhos em busca de uma vida melhor para suas famílias e para sua comunidade. A fé e a esperança são na verdade as grandes grifes das Sereias da Penha, por isso celebramos tantas conquistas e o reconhecimento no Brasil e no Exterior”, falou emocionada.

 

Outras ações inovadoras – O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor se soma a outros reconhecimentos feitos por governos e entidades a projetos desenvolvidos pela PMJP. Nesta terça-feira (12), por exemplo, o Ministério do Desenvolvimento Social apontou João Pessoa como cidade modelo na gestão do banco de alimentos. Já o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, selecionou a capital paraibana como a única do Norte e Nordeste do país a fazer parte do programa Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis, que irá culminar na execução de 60 ações estruturais, dentro de um planejamento de 30 anos para a cidade.

Fonte: assessoria
Créditos: assessoria