boa notícia

LIVRE DA FEBRE AFTOSA: Paraíba não precisará de vacinação em 2019

Rômulo lembrou que a erradicação total da febre aftosa traz benéficas consequências não somente para a saúde pública, mas também para a economia paraibana

Atualmente área livre da febre aftosa com vacinação regular, a Paraíba não vai precisar em 2019 nem dessa criação de imunidade para manter essa conquista de saúde animal visando ao reconhecimento mundial.

A promessa foi feita recentemente em Natal pelo secretário estadual de Agropecuária e Pesca, Rômulo Montenegro (foto), durante a 1ª Reunião do Bloco III, que abrange os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Rômulo participou do evento também como presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (CONSEAGRI).

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais biungulados, ou seja, animais que possuem dois dedos. Os mais afetados são bovinos de leite e de corte e os suínos.

Rômulo lembrou que a erradicação total da febre aftosa traz benéficas consequências não somente para a saúde pública, mas também para a economia paraibana.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria