recursos

José Maranhão busca apoio às obras no IFPB

O senador José Maranhão esteve no Ministério da Educação no início da noite desta terça-feira para pedir a liberação de recursos ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Os recursos, no valor de seis milhões de Reais, deverão ser empregados na finalização das obras nos campi de Santa Rita, Itabaiana e Itaporanga.
Acompanhado pelo reitor do Instituto, professor Nicácio Lopes, durante visita ao Ministério, o senador José Maranhão reconheceu o empenho do ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, visando ao desenvolvimento dos Institutos Federais na Paraíba e em todo o Nordeste brasileiro. O senador destacou a importância dessas instituições de ensino para o avanço da educação profissionalizante, especialmente nos municípios do interior. “Estamos aqui para apresentar o pleito de um notável gestor público e administrativo de uma instituição de grande referência no meu Estado”, disse o senador.

O reitor do IFPB, Nicácio Lopes, informou que o Instituto Federal da Paraíba está cumprindo os cronogramas físico-financeiros de suas obras estruturantes, que incluem a construção de cinco campi em expansão, situados nos municípios-polos de Santa Rita, Itabaiana, Esperança, Itaporanga e Catolé do Rocha. Segundo ele, esses campi estão em pleno funcionamento em sedes provisórias, com oferta de cursos técnicos presenciais, quadro de pessoal e alunos regularmente matriculados, aguardando a finalização das obras. “Nossas obras estão andando em seu ritmo normal, mas precisamos garantir o reforço de saldo de empenho”, afirmou.

O ministro José Mendonça manifestou a intenção de levar adiante o pleito do senador José Maranhão e do reitor Nicácio Lopes. Ao determinar que a equipe técnica do MEC dedicasse atenção especial no encaminhamento da solicitação, ele ressaltou que a valorização do ensino técnico é uma das prioridades do Governo Federal na área educacional.

Também participaram da reunião o diretor de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, professor Geraldo Andrade de Oliveira, e o ex-prefeito de Itabaiana Antônio Carlos, além de assessores do ministro e do senador Maranhão.

Fonte: Assessoria