Jornalista tem a capacidade de antecipar apuração da Justiça, diz Sérgio Moro

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo julgamento das ações em torno da Lava-Jato, defendeu o jornalismo investigativo como instrumento fiscalizador da sociedade. Moro é um dos palestrantes desta sexta-feira do 10º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que acontece em São Paulo. O magistrado afirmou que o jornalista tem a capacidade de antecipar informações relevantes a investigações em curso.

2015-830122223-2015070358877.jpg_20150703
SÃO PAULO — O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo julgamento das ações em torno da Lava-Jato, defendeu o jornalismo investigativo como instrumento fiscalizador da sociedade. Moro é um dos palestrantes desta sexta-feira do 10º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que acontece em São Paulo. O magistrado afirmou que o jornalista tem a capacidade de antecipar informações relevantes a investigações em curso.

— O profissional de imprensa muitas das vezes não tem os mesmos instrumentos da polícia, mas tem uma certa flexibilidade. Essa flexibilidade dá a capacidade de buscar informações e colher dados antecipando até mesmo as investigações da Justiça — afirmou Moro.

Moro é um dos convidados a conversar com os jornalistas nesta sexta-feira. A operação, que levou à prisão políticos e empresários, é tema ainda de duas mesas de debates jornalísticos. No sábado, será a vez do jornalista francês Riss, editor da revista Charlie Hebdo, falar sobre o ataque terrorista que matou 12 integrantes da revista em janeiro passado. Também fará palestra sobre jornalismo investigativo, no sábado, Dana Priest, do Washington Post.