NO LUGAR DE MORO

Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência, deve ser anunciado como novo ministro da Justiça

O presidente Jair Bolsonaro deve anunciar o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, para substituir Sergio Moro no Ministério da Justiça, segundo informou a TV Globo

O presidente Jair Bolsonaro deve anunciar o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, para substituir Sergio Moro no Ministério da Justiça, segundo informou a TV Globo. Moro pediu demissão na sexta-feira após Bolsonaro exonerar o diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo. O ex-ministro acusou o presidente de tentar interferir em investigações da Polícia Federal.

De acordo com a TV Globo, fontes do Planalto confirmaram que, depois de muito resistir, Jorge acabou aceitando o cargo na Justiça. O governo também decidiu que o diretor da Agência Nacional de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, vai assumir o comando da PF.

Em comum, os dois nomes são ligados à família Bolsonaro. O pai de Oliveira trabalhou com o presidente quando ele era deputado. O próprio ministro já foi chefe de gabinete na Câmara de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Ramagem é delegado da PF, trabalhou como segurança de Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018 e é muito próximo do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Um dos principais conselheiros do presidente, Jorge Oliveira resistia a assumir o cargo, após as denúncias de Moro. No sábado, ele participou de uma reunião com o presidente no Palácio da Alvorada, na presença do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, dos secretários de Comunicação, Fábio Wajngarten, e de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, além do deputado Hélio Lopes (PSL-RJ) e do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Segundo aliados, ele avisou a Bolsonaro temer que sua nomeação seja interpretada como uma possibilidade de o presidente “influenciar na PF” e também teme pela proximidade com os filhos do presidente.

Contam a favor da escolha de Oliveira para a Justiça a experiência na área jurídica e também de segurança pública. Além do comando da Secretaria-Geral, Oliveira acumula a subchefia para Assuntos Jurídicos (SAJ) e também é major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal.

Fonte: YAHOO
Créditos: YAHOO