CONSCIENTIZAÇÃO

João Pessoa terá campanha para alertar mulheres sobre doenças cardiovasculares

A Lei municipal 13.843/2019 foi sancionada pelo Executivo Municipal e cria a campanha “Março Vermelho”, em João Pessoa, para alertar e orientar mulheres sobre o diagnóstico precoce e prevenção de doenças cardiovasculares.  A propositura é de autoria do então vereador Eduardo Carneiro (PRTB), que hoje ocupa o posto de deputado estadual.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares vitimam, anualmente, aproximadamente 8,5 milhões de mulheres em todo o mundo. A proposta surge para incentivar o diagnostico precoce e prevenir essas doenças.

Hoje, 30% das pessoas que sofrem infarto são do sexo feminino, e a cada ano elas estão mais expostas ao risco. No Brasil, mais de 200 mulheres morrem por dia vítimas de infarto. Se somarmos problemas cardíacos e cerebrovasculares, como AVC, o número de mortes chega a ser seis vezes maior que as causadas por câncer de mama.

O ‘Março Vermelho’ reunirá entidades que envolvem mulheres, grupos médicos e representantes da sociedade civil, com o intuito de promover ações para prevenir e diagnosticar doenças vasculares. Entre as ações, devem ser realizadas palestras, orientações sobre o assunto, nutrição e exames preventivos.

Fonte: Múltipla Comunicação
Créditos: Assessoria de Imprensa