Covid-19

Indicação de João Henrique para criação de Centro de Referência para Triagem e Acolhimento, é aprovada durante sessão remota da ALPB

Durante mais uma sessão remota realizada nesta quarta-feira (22) pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) com o secretário estadual da Saúde, Geraldo Medeiros, foi aprovada a indicação do deputado João Henrique, através de requerimento que cria o Centro de Referência para Triagem e Acolhimento que atenderá exclusivamente pacientes com quadro suspeito do novo coronavírus (Covid-19) no Hospital Santa Filomena, no município de Monteiro.

A reunião por meio de videoconferência entre os deputados e o secretário teve o objetivo de debater as ações executadas pelo Governo do Estado contra o coronavírus e sugerir iniciativas para o Executivo combater a pandemia.

Para o deputado João Henrique, é necessária a instalação urgente do Centro de Triagem em Monteiro com abrangência na 5ª Gerência Regional de Saúde (11ª GRE).

Serão beneficiados com a medida os municípios de Amparo, Camalaú, Caraúbas, Congo, Coxixola, Ouro Velho, Parari, Prata, Serra Branca, Sumé, Zabelê, São João do Cariri, São João do Tigre, São José dos Cordeiros e São Sebastião dos Cordeiros.

“Esse Centro de Triagem e Atendimento é técnico e economicamente viável, uma vez que destina no máximo 40 leitos dos 106 existentes no Hospital Santa Filomena para pessoas com sintomas do Covid-19. Sendo a área exclusiva para os casos suspeitos, isolados do restante da unidade de saúde, que continuaria atendendo normalmente com os outros 66 leitos. Nesse sentido, a urgência na adoção desses procedimentos de diagnóstico e combate a essa pandemia são essenciais para evitar uma catástrofe humanitária e financeira”, concluiu o deputado João Henrique.

Fonte: Portal do Litoral PB
Créditos: Polêmica Paraíba